Com informações da Gazeta Esportiva
Foto: arquivo
Dono de uma história recheada de títulos, o Palmeiras comemora aniversário de mais uma conquista especial nesta segunda-feira. Há exatos 56 anos, a Primeira Academia, de Ademir da Guia e companhia, assegurava o título do Campeonato Paulista de 1966.
A conquista ficou marcada, entre outras coisas, por ter impedido o tricampeonato consecutivo do Santos de Pelé, que já havia levantado a taça estadual em 1964 e em 1965. Pouco anos antes, o Alvinegro Praiano já havia faturado o tri consecutivo entre 1960 e 1962, tendo a sequência interrompida justamente pelo Palmeiras em 1963.
Liderados por um Ademir da Guia já mais experiente, os palmeirenses tiveram uma campanha sólida e chegaram ao 15º título paulista da história do clube. Assim, o Verdão se tornava o maior vencedor da história do torneio na época.
Em formato de pontos corridos, o Campeonato Paulista de 1966 foi disputado por 15 equipes. O Palmeiras chegou na reta final da competição comandado pelo técnico Mário Travaglini. Embalado por resultados positivos, o Verdão goleou o Comercial por 5 a 1, em duelo da antepenúltima rodada, no dia 7 de dezembro.
O título poderia vir com uma vitória simples no clássico contra o Corinthians, na rodada seguinte, no dia 11, mas a equipe rival levou a melhor. Ainda assim, a conquista foi sacramentada com antecedência, no dia seguinte.
Para evitar o título palmeirense, o Santos de Pelé precisava vencer a Portuguesa, em duelo disputado no Pacaembu. Contudo, a Lusa levou a melhor e venceu por 1 a 0. Com esse resultado, o Verdão não poderia mais ser ultrapassado pelo Alvinegro Praiano e ficou com o título paulista daquele ano.
Na rodada final, o Palmeiras recebeu as faixas em um clássico contra o São Paulo. Em campo, a equipe ainda fechou a campanha com chave de ouro, ao aplicar uma vitória por 3 a 0 sobre o Tricolor Paulista. Naquela conquista, o Palmeiras disputou 28 partidas e teve 20 vitórias, três empates e cinco derrotas. Foram 65 gols marcados e 31 gols sofridos.
0 comentários:
Postar um comentário