Há 55 anos, Santos iniciava seu segundo tricampeonato paulista

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Santos de 1967

A década de 1960 foi a mais gloriosa de toda a trajetória do Santos Futebol Clube no esporte bretão. Naquele período, o Alvinegro Praiano encantou o planeta com diversas excursões e ganhou basicamente tudo que era possível para um time sul-maericano. Há 55 anos, no dia 21 de dezembro do distante 1967, no Morumbi, o Peixe bateu o São Paulo por 2 a 1 e se consagrou campeão paulista pela 10ª vez em sua história, iniciando a caminhada do seu segundo tricampeonato estadual.

O Peixe chegou na situação de possibilidade de título devido a tropeços do próprio São Paulo. O Tricolor precisava de uma vitória em dois jogos para ser campeão estadual, mas acabou levando o empate do Corinthians no último minuto de jogo, o que tirou o título e fez com que Santos e São Paulo precisassem de um jogo desempate para decidir que sairia com o título do Paulistão naquele ano.

Sem se intimidar com o Morumbi, que não estava lotado, o Peixe começou em cima e não demorou muito para conseguir boa vantagem no jogo. Aos dez minutos, Edu aproveitou bobeira da defesa tricolor após boa jogada do Santos e apareceu na lateral da pequena área para abrir o placar. Dois minutos depois, na pressão, Tergal roubou a bola e rolou para Toninho Guerreiro tocar na saída de Picasso e marcar o segundo gol do Alvinegro Praiano na partida. 


Com a desvantagem, o Tricolor passou a pressionar, mas esbarrou no azar e na boa atuação da defesa santista. O Alvinegro Praiano chegava em contra-ataques, incluindo um torpedo na trave do Rei Pelé. Na segunda etapa, o Peixe voltou pressionando, num jogo onde ambas as equipes pararam na trave algumas vezes. Aos 43 minutos do segundo tempo, o Tricolor até diminuiu com Babá, mas o gol não mudou o final da partida, que terminou com vitória alvinegra.

Com a vitória, o Alvinegro garantiu a primeira colocação geral e o título de campeão do Paulistão de 1967. Aquele triunfo iniciaria a segunda sequência na história do clube de três títulos estaduais seguidos, se completando com as conquistas de 1968 e 1969. Depois disso, o Alvinegro Praiano só voltaria a conquistar um tricampeonato com Neymar, já nos anos 2010. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações