Há 33 anos, Vasco conquistava o seu segundo título brasileiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: Juha Tamminnen

Vasco venceu o Brasileiro de 1989

Neste mesmo dia em 1989, o Vasco da Gama vencia o São Paulo, diante de um Morumbi lotado, e conquistava o seu segundo título brasileiro. Na ocasião, o Gigante da Colina bateu o Tricolor Paulista pelo placar magro de 1 a 0, com gol de Sorato, que aproveitou uma assistência primorosa de Luís Carlos Winck, na marca dos cinco minutos do segundo tempo.

Tendo Bebeto, que deixou o Flamengo para atuar em São Januário, como o seu principal jogador, o plantel do Vascão também contava com outros atletas renomados. Para aumentar a qualidade técnica do time, Acácio, Mazinho, Quiñonez, Zé do Carmo, Bismark e William atuavam junto do craque baiano. 

Naquela edição, o Brasileirão contou 22 agremiações, que foram divididas em dois grupos com 11 cada um. O Vasco foi o vice-campeão da chave B, conseguiu se classificar para a fase seguinte, e se juntou à outros 15 times, que foram separados novamente em outros dois grupos.

Já na segunda fase, que apenas o líder das chaves avançava, o clube carioca conseguiu colecionar bons resultados e chegou na final, tendo somado 24 pontos. Além disso, o Vasco da Gama se sagrou o time que mais pontuou no decorrer da competição nacional e pôde levar a vantagem do empate, podendo até eliminar um jogo de volta, caso vencesse o São Paulo, líder do grupo A, na primeira partida, disputada no Morumbi.


Tendo um aproveitamento quase que espetacular como visitante ao longo do campeonato, os jogadores vascaínos viram com bons olhos o fato de atuar na casa do time paulistano. Contando com uma boa atuação de Acácio, Mazinho e Bebeto, e também com a precisa aparição do até então jovem de 20 anos de idade, Sorato. O Gigante da Colina não se intimidou por estar atuando em um Morumbi lotado diante da nação tricolor e conseguiu atingir as perspectivas criadas.

Naquele dia 16 de dezembro de 1989, o Vasco da Gama, do treinador Nelsinho Rosa, foi a campo com: Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro e Bismarck; William, Bebeto e Sorato.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações