Por Ricardo Pilotto
Foto: Juha Tamminnen
Neste mesmo dia em 1989, o Vasco da Gama vencia o São Paulo, diante de um Morumbi lotado, e conquistava o seu segundo título brasileiro. Na ocasião, o Gigante da Colina bateu o Tricolor Paulista pelo placar magro de 1 a 0, com gol de Sorato, que aproveitou uma assistência primorosa de Luís Carlos Winck, na marca dos cinco minutos do segundo tempo.
Tendo Bebeto, que deixou o Flamengo para atuar em São Januário, como o seu principal jogador, o plantel do Vascão também contava com outros atletas renomados. Para aumentar a qualidade técnica do time, Acácio, Mazinho, Quiñonez, Zé do Carmo, Bismark e William atuavam junto do craque baiano.
Naquela edição, o Brasileirão contou 22 agremiações, que foram divididas em dois grupos com 11 cada um. O Vasco foi o vice-campeão da chave B, conseguiu se classificar para a fase seguinte, e se juntou à outros 15 times, que foram separados novamente em outros dois grupos.
Já na segunda fase, que apenas o líder das chaves avançava, o clube carioca conseguiu colecionar bons resultados e chegou na final, tendo somado 24 pontos. Além disso, o Vasco da Gama se sagrou o time que mais pontuou no decorrer da competição nacional e pôde levar a vantagem do empate, podendo até eliminar um jogo de volta, caso vencesse o São Paulo, líder do grupo A, na primeira partida, disputada no Morumbi.
Naquele dia 16 de dezembro de 1989, o Vasco da Gama, do treinador Nelsinho Rosa, foi a campo com: Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro e Bismarck; William, Bebeto e Sorato.
0 comentários:
Postar um comentário