Há 30 anos, São Paulo conquistava o 18º título Paulista ainda comemorando o Mundial

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Ronaldão e Raí levantam a taça

Há 30 anos, o São Paulo conquistava o 18º título do Campeonato Paulista. O clube entrou na competição de 1992 como o grande favorito, pois vivia um momento mágico em sua história, conquistando grandes títulos. Inclusive, o título estadual veio uma semana depois de o Tricolor ter conquistado o Mundial de Clubes, vencendo o Barcelona. A equipe teve muito desgaste durante a temporada, mas no final acabou conseguindo sair com mais um troféu para a sua galeria.

O tricolor paulista vinha fazendo uma grande temporada, ganhando a Libertadores um mês antes de começar o estadual. Porém, a comissão técnica estava com medo da equipe não aguentar fisicamente e, por isso, acabou abrindo mão da Copa do Brasil.

Mesmo abrindo mão de uma competição, o clube ainda iria disputar a Supercopa Libertadores, o Mundial Interclubes e o Campeonato Paulista. Muitas competições no segundo semestre, mas os atletas conseguiram aguentar fisicamente e fecharam a temporada com chave de ouro.

No Paulistão, o tricolor conseguiu fazer uma grande campanha e foi o grande destaque como já era de esperar. A equipe mostrava um grande futebol e se colocava cada vez mais como o grande favorito da competição, pois era o time mais consolidado.

Na primeira fase, o time terminou em primeiro lugar, fazendo 36 pontos e ficando na liderança com certa folga. O tricolor já tinha uma equipe montada e só estavam evoluindo a cada dia, até porque o foco era enfrentar o Barcelona no final do ano e o time vinha fazendo dos jogos uma grande preparação.

Os oitos melhores se classificaram para a segunda fase, que era formada por dois grupos de quatro e os líderes de cada um garantiram vaga na grande decisão. O tricolor ficou na chave A junto com a Portuguesa, Ponte Preta e o Santos.

O tricolor continuou com o grande desempenho e mandou na segunda fase, conseguindo a classificação para a decisão com tranquilidade. A equipe fez 12 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, e mostrou que ainda estava inteiro fisicamente.

Na decisão o clube enfrentaria o Palmeiras, que também passou em primeiro no Grupo B, mas sem tanta facilidade. O primeiro jogo da final aconteceu no dia 5 de dezembro, no Morumbi, e foi um grande espetáculo para quem acompanhou, pois juntou as duas melhores equipes do estado.

O Palmeiras estava começando a sua parceria com a Parmalat e tinha um grande time. O primeiro jogo foi muito tenso mas, também, com muitas chances de gols para ambas as equipes. O jogo foi muito agitado e acabou terminando em 4 a 2, com o tricolor abrindo o placar, o verdão empatou, o soberano voltou à frente, mas o alviverde buscou novamente e no final do jogo Raí marcou dois e deu a vitória para o São Paulo


No meio dos dois jogos, o São Paulo viajou para jogar o Mundial de Clubes no dia 13, quando venceu o Barcelona por 2 a 1. O time voltou com mais moral para jogar a partida decisiva do Paulistão e estava muito próximo de conquistar mais um título na temporada.

No dia 20, as duas equipes voltaram ao Morumbi para a última e decisiva partida do campeonato. O tricolor tinha a vantagem e acabou jogando mais à vontade na partida, abrindo o placar aos 24 minutos do primeiro tempo com Müller. O gol deixou o time mais próximo ainda do título e no segundo tempo Toninho Cerezo concretizou fazendo mais um gol. Zinho até descontou no final da partida, mas já era muito tarde e o tricolor comemorou o título do Campeonato Paulista de 1992.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações