Há 26 anos o Grêmio conquistava o Campeonato Brasileiro

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O Grêmio que coquistou o título em 1996

Há 26 anos o Grêmio, comandado por Felipão, conquistava o seu segundo título brasileiro. A taça veio em um 15 de dezembro, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, com um Olímpico Monumental, em Porto Alegre, lotado.

O time do Grêmio tinha bons jogadores, alguns ainda jovens e outros mais experientes, era um elenco mesclado, mas que não contava com uma grande estrela. E isto vinha desde 1995. O time base da equipe gaúcha foi: Danrlei; Arce, Rivarola, Adílson e Roger; Dinho, Luís Carlos Goiano, Carlos Miguel e Emerson; Paulo Nunes e Zé Alcino.

Com o decorrer dos jogos, o time foi se acertando e Paulo Nunes foi virando o grande jogador do elenco, fazendo muitos gols na primeira fase. A equipe teve que suar para passar na primeira fase, não fez uma boa campanha, mas garantiu a sexta colocação.

Por conta da má classificação, o Grêmio enfrentaria algum time mais forte no mata-mata e logo de cara teve que enfrentar o Palmeiras. O tricolor gaúcha pegou o grande time da Parmalat, que havia feito um primeiro semestre fantástico, conhecido como a equipe a fazer mais de 100 gols no campeonato estadual.

Porém, o Grêmio tinha Felipão, um grande treinador em mata-mata, ele sabia montar muito seu time e conseguiu tirar o melhor de cada atleta. O tricolor conseguiu vencer o primeiro jogo em casa por 3 a 1, garantindo uma boa vantagem. No jogo de volta, acabou se defendendo muito e saiu derrotado por 1 a 0, mas garantiu a classificação.

Na semifinal enfrentou o Goiás, que havia eliminado o bom time do Guarani e tinha ficado em segundo na primeira fase. O confronto foi muito complicado para as duas equipes, mas no primeiro jogo o Grêmio conseguiu vencer fora de casa por 3 a 1 novamente e trouxe uma bela vantagem para jogar em seu domínio.

No jogo de volta, o Grêmio conseguiu aproveitar muito os contra-ataques, já que o time do Goiás teve que se lançar em busca do resultado e acabou deixando muitos espaços. A partida terminou em 2 a 2 e o tricolor gaúcho garantiu a vaga para a grande decisão.

Na decisão, o Grêmio enfrentou a Portuguesa, que havia terminado em oitavo na primeira fase, mas que eliminou o Cruzeiro e o Atlético Mineiro. Os dois finalistas surpreenderam a todos, pois não estavam mostrando um grande futebol, mas no mata-mata tudo mudou.

O primeiro jogo aconteceu no dia 11 de dezembro, no Morumbi, e todos estavam esperando por um grande jogo. O Grêmio foi montado para se defender e tentar sair na velocidade de Paulo Nunes e a Portuguesa tentou propor o jogo durante boa parte da partida.

Aos 36 minutos, Marco Antônio acabou sendo expulso e prejudicou o tricolor gaúcho. Logo na sequência, aos 38 minutos, Gallo abriu o placar para a Portuguesa, o que deu uma tranquilidade para o time paulista durante o restante do jogo. No segundo tempo, a Lusa ainda conseguiu ampliar o placar com Rodrigo Fabri e ganhou por 2 a 2 a partida de ida.

No jogo de volta, os torcedores gremistas lotaram o Olímpico para apoiar sua equipe na última partida. O jogo seria muito complicado e o Grêmio teria que se expor em busca do resultado. Mas tudo começou dando certo para o time gaúcho, que logo aos 3 minutos abriu o placar com Paulo Nunes.


O gol deu ânimo para todos os tricolores dentro de campo, que foram sufocar a Portuguesa em busca do segundo gol. Lembrando que, o Grêmio garantiria o título caso vencesse por 2 a 0, pois tinha vantagem de ter melhor campanha.

A partida ficou enroscada durante bom tempo, pois os paulistas tentavam segurar e tirar o ímpeto gaúcho. O jogo caminhava para o final, quando aos 39 minutos, Aílton marcou o segundo e fez o gol do título para o Grêmio. Com a vitória por 2 a 0 e devolvendo o placar da ida, o time gaúcho garantiu o título do Campeonato Brasileiro de 1996.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações