Há 24 anos, Corinthians conquistava o título do Brasileirão de 1998

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Marcelinho comemora o título brasileiro do Corinthians

O dia 23 de dezembro de 1998 é um dos mais marcantes da história do Sport Club Corinthians Paulista. Naquela data, diante de um Morumbi cheio, o Timão derrotou o Cruzeiro por 2 a 0 e conquistou o segundo título brasileiro de sua história. Na época, o troféu foi basicamente um presente de natal a torcida corintiana, que comemorou muito mais um sucesso do time do Parque São Jorge na década de 1990. 

Na época, o Brasileirão funcionou de uma forma diferente no mata-mata, depois de uma primeira fase de turno único com todos contra todos. A partir das quartas de final, rolavam playoffs de três jogos entre as equipes, com a equipe de melhor campanha tento a vantagem de jogar os dois decisivos em casa. É claro que se um time vencesse dois jogos ele conquistava a classificação. Naquela decisão, os dois primeiros jogos haviam terminado em empates por 2 a 2 e 1 a 1.

Naquela tarde, no Morumbi, o Timão veio para cima desde o começo do jogo, mas deixou espaços atrás. Porém, o roteiro da etapa inicial de jogo foi das duas equipes conseguindo criar chances, mas as finalizações foram num geral muito ruins. A Raposa chegou principalmente em bolas paradas, mas pecou muito na definição. O Timão conseguiu chegar bastante pelo chão, mas também pecou em excesso nas finalizações. O placar zerado ao fim da primeira etapa não surpreendeu e ele favorecia o time do Parque São Jorge. 


A primeira chance mais perigosa da etapa final foi alvinegra, numa linda jogada coletiva que terminou em chute de Marcelinho para defesa tranquila do goleirão Dida. Ele pegou mais uma pouco depois em outra tentativa de Marcelinho Carioca. Dijair também obrigou Nei a trabalhar numa cobrança de falta perigosíssima. Foi só aos 25 minutos que o Timão pulou na frente, em lindo passe de Dinei para Edilson driblar Dida e marcar. Dez minutos depois, Dinei fez outra boa jogada, cruzou e Marcelinho fez de Peixinho o gol que fechou o placar e o título corintiano.

Aqueles anos do fim da década de 1990 e início dos anos 2000 seriam espetaculares para o Corinthians. Mesmo variando peças, mas em 1999 essencialmente com o mesmo time base, o Timão conquistou outro brasileiro no ano seguinte e em 2002 a Copa do Brasil, além do Mundial de Clubes da FIFA em 2000. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações