Foto: divulgação Criciúma
Criciúma e Guarani se enfrentaram no Brasileirão Série B 2022
A Diretoria de Competições da CBF divulgou, neste sábado (24), os documentos técnicos da edição de 2023 da Copa do Brasil. E a última vaga no certame pelo ranking será definida em sorteio entre Criciúma e Guarani, que estão empatados.
Conforme regulamento da competição, 10 vagas para a Copa do Brasil 2023 são para clubes
classificados via Ranking Nacional de Clubes de 2023, excluídos os clubes classificados direto para as oitavas de final ou pelas vagas dos estados.
Na definição destes 10 (dez) clubes classificados, a CBF verificou que os Clubes Criciúma Esporte Clube,
do Estado de Santa Catarina, e o Guarani Futebol Clube, do Estado de São Paulo, estão empatados na
disputa pela 10ª vaga pelo RNC 2023 e não há um critério de desempate definido em regulamento.
Diante desse ponto omisso no regulamento, na forma do art. 117 do RGC e art. 39 do REC da Copa do
Brasil, considerando os critérios de justiça, isonomia e para assegurar maior segurança jurídica, a CBF
decidiu realizar um sorteio entre o Criciúma Esporte Clube–SC e o Guarani Futebol Clube–SP para
definir o Clube que ficará com a 10ª vaga pelo RNC 2023. A data e horário do sorteio serão informados
pela DCO da CBF oportunamente às Federações de origem dos Clubes tão logo seja marcado o sorteio.
Os documentos - A divulgação da CBF estão a tabela básica, o regulamento específico e o plano geral de ação da disputa. A competição tem previsão para início no dia 22 de fevereiro. Conhecida como a competição mais democrática do Brasil, a Copa do Brasil reúne 92 clubes de todas as regiões do país. O critério técnico de participação segue as seguintes orientações:
- Critério 1: 12 (doze) vagas, para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2023, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2022 e clubes complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, respeitando a ordem da classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas;
- Critério 2: 70 (setenta) vagas, para os clubes classificados nas competições estaduais de 2022, excluídos os clubes já identificados no critério 1;
- Critério 3: 10 (dez) vagas, para os clubes classificados via RNC de 2023, excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.
A primeira fase da Copa do Brasil está prevista para os dias 22 de fevereiro e 1 de março. Nesta etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase. A segunda fase seguirá o mesmo formato de disputa. Os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase da competição. Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio onde todos os clubes poderão se enfrentar.
0 comentários:
Postar um comentário