Por Felipe Roque
Foto: divulgação FFF
Mbappé no lance
França e Polônia entraram em campo neste domingo, dia 4, no Al Thumama Stadium, para decidir mais um classificado para as quartas de final da Copa do Mundo e os franceses, após vencerem por 3 a 0, ficaram com a vaga e seguiram no sonho de vencer mais um Mundial. Os gols foram marcados por Giroud e Mbappé, este duas vezes.
A França chegou às oitavas de final após passar como líder do seu grupo, com 2 vitórias e 1 derrota. Mesmo não tendo um bom desempenho dentro de campo, os franceses chegaram como favoritos para o confronto contra a Polônia, que, por sua vez, passou em segundo lugar do Grupo C, atrás da Argentina, com uma vitória, um empate e uma derrota. A classificação veio de forma dramática, na última rodada, decidida pelo saldo de gols. Por um momento, a seleção polonesa só estava passando de fase por conta do critério de cartões amarelos, em que o México havia sido mais punido.
Como esperado, a França foi superior na primeira etapa, chegando com perigo ao gol defendido por Szczesny diversas vezes, mas também tomou alguns sustos, o que tornou o confronto mais emocionante, um grande jogo de futebol. Os franceses começaram a partida pressionando. Já aos 3 minutos, Griezmann cobrou escanteio na linha da pequena área e achou Varane, que subiu alto e cabeceou forte, mas a bola não tomou a direção que ele queria e sai em tiro de meta, dando o primeiro susto nos poloneses. Com 12 minutos, Tchouaméni recebeu na entrada da área e mandou uma bomba para o gol, a bola foi no cantinho direito de Szczesny, que caiu e espalmou para fazer boa defesa, a primeira de muitas que ele precisaria fazer na partida.
Lewandowski, a maior estrela polonesa, não conseguia tocar na bola, pois estava isolado no ataque e muito bem marcado pelos defensores franceses, o que facilitou para a pressão no ataque da atual campeã do mundo que, com 16 minutos, chegou mais uma vez com perigo ao ataque. Dembélé roubou a bola no campo de ataque, avançou em velocidade, limpou a marcação e chutou da entrada da área para mais uma boa defesa de Szczesny, sem dar rebote. A primeira chegada polonesa aconteceu só aos 20 minutos, quando Lewandowski recuperou a bola no campo de ataque e arriscou de perna esquerda de fora da área para boa defesa de Lloris. Aos 28, um lance inacreditável de Giroud. Após boa recuperação no campo ofensivo, Griezmann tocou para Dembélé na ponta direita e cruzou rasteiro para Giroud. O centroavante se jogou para completar e jogou para fora, sem goleiro.
Após o gol incrível perdido pelos franceses, a Polônia chegou, esquentando ainda mais o jogo. Cash cruzou forte e rasteiro, mas nenhum polonês chegou para completar, dando um susto na França. Aos 37, mais uma chegada incrível da Polônia, quando Bereszynski chegou na linha de fundo pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola desviou no meio do caminho e sobrou para Zielinski, que encheu o pé e Lloris fez grande defesa. No rebote, o próprio camisa 20 chutou de novo e a bola bateu no Theo Hernández. Na sequência, sobrou para Kaminski, que chutou cruzado para Varane salvar em cima da linha, na melhor chance do jogo até o momento.
Após boas chegadas ao ataque, a França finalmente abriu o placar aos 43 minutos, com Giroud. Mbappé, que vinha fazendo um ótimo jogo, recebeu na esquerda, na entrada da área, e tocou para a infiltração de Giroud. O centroavante dominou e bateu de esquerda, cruzado, para abrir o placar e se isolar como o maior artilheiro da história da seleção francesa. Quem pensou que a Polônia sentiria o golpe, estava errado. Logo após o gol, Cash chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola ficou com Kaminski, que encheu o pé, desviand no meio do caminho e saindo à esquerda de Lloris, na parte de fora da rede.
A segunda etapa começou agitada. Logo aos 2 minutos, Griezmann cobrou falta na perigosa na área. Varane quase chegou na bola, mas não alcançou, obrigando Szczesny a tirar de soco para evitar o segundo gol francês. A França apostava muito na velocidade incrível do craque Mbappé para desmontar a defesa polonesa pela esquerda, e isso, ao logo do jogo foi provado. Aos 11 minutos, o camisa 7 recebeu, tirou a marcação e bateu bem, a bola desviou em Krychowiak e saiu em escanteio, pertinho do gol de Szczesny.
Com 20 minutos, novamente Giroud levou perigo ao gol adversário. Koundé chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para Giroud. Dentro da pequena área e bastante marcado, o atacante conseguiu o desvio com a parte de fora do pé esquerdo e a bola foi à esquerda do gol da Polônia. O domínio francês na segunda etapa deu resultado aos 28 minutos. Em um contra-ataque, Griezmann deu um chutão para frente e achou Giroud, que dominou e abriu na direita para Dembélé. O camisa 11 avançou e Mbappé recebeu, dominou e mandou uma bomba na gaveta direita de Szczesny, ampliando para os franceses.
O craque francês e artilheiro do Mundial não podia marcar só um gol na partida. Aos 45 minutos, Thuram apareceu na linha de fundo pela esquerda e tocou atrás para Mbappé, que, mais uma vez, dominou, ajeitou para o pé direito e mandou uma bomba com chute no ângulo, marcando outro golaço para se isolar ainda mais na artilharia do torneio.
A Polônia ainda teve um pênalti a seu favor, já nos acréscimos, quando a bola bateu no braço de Upamecano, confirmado pelo VAR. Lewandovski foi para a cobrança e Lloris pegou a primeira, mas a arbitragem mandou voltar. Na segunda, ele converteu, se despedindo da Copa do Mundo balançando as redes. Final de jogo e 3 a 1 para a França.
Os franceses enfrentam, no próximo sábado, dia 10, às 16 horas, o vencedor do confronto entre Inglaterra e Senegal, que jogam ainda neste domingo, no Estádio Al Bayt, em Al Khor, para definir o semifinalista da Copa do Mundo. Já os poloneses voltam para casa após chegarem nas oitavas de final do maior torneio de futebol do planeta, sendo considerado um bom resultado, apesar do mau futebol apresentado durante a Copa.
0 comentários:
Postar um comentário