Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Fleitas Solich fez muito sucesso como treinador no Brasil
Manuel Agustín Fleitas Solich, mais conhecido como Fleitas Solich, nasceu em Assunção, capital do Paraguai, no dia 30 de dezembro de 1900, e se tornou jogador e depois treinador. Como comandante, ele teve passagem por diversos clubes brasileiros, sendo um grande vencedor.
A sua carreira começou aos 18 anos, quando começou a atuar como jogador, por muitos anos ele exercia duas funções, como técnico e jogador, pois tinha um QI muito grande de futebol. Fleitas fez uma grande carreira como jogador e em 1936 resolveu se aposentar e virou treinador.
Logo no começo já assumiu a seleção paraguaia e dirigiu a equipe em cinco Copa América seguidas. O treinador também dirigiu seu país na Copa do Mundo de 1950. Fleitas ficou conhecido no Brasil em 1953, em sua última Copa América, quando venceu o Brasil e se consagrou campeão da competição.
Por conta do importante título, alguns dirigentes do futebol brasileiro se interessaram pelo técnico e, ainda em 1953, ele chegou para ser treinador do Flamengo. Fleitas já chegou do melhor jeito, ganhando títulos e conquistando o respeito de todos no Rio de Janeiro.
O técnico conseguiu um feito histórico, repetiu o tricampeonato carioca, algo que só tinha ocorrido uma vez no clube. Em 1953, 54 e 55 ele ajudou o clube a conquistar o campeonato estadual e entrou para a história do clube. Fleitas se mostrava cada vez mais capaz e, por isso, chamava a atenção de outros grandes clubes.
Antes de deixar o Flamengo, ele ainda ganhou a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo em 1955. O técnico conquistou diversos títulos e grandes times vieram em busca dele, tanto que, ele foi para o Real Madrid, mas acabou não ficando muito tempo por lá.
Logo depois, retornou ao Flamengo, quando novamente ganhou títulos. Em 1961 venceu o Torneio Rio-São Paulo e já se tornava ídolo do clube. Depois de mais uma passagem, Fleitas começou a rodar por outros clubes brasileiros e ganhou mais títulos por alguns.
Depois do Flamengo, ele foi treinar o Corinthians e logo foi campeão da Taça Estado de São Paulo em 1962. Depois do Timão, Fleitas passou pelo Fluminense e Palmeiras, mas acabou não conquistando nenhum título por ambos os clubes.
Depois das suas passagens não vencedoras, o técnico foi dirigir o Atlético Mineiro e foi campeão da Taça Brasil da Zona Central de 1967. Após uma boa passagem em minas, Fleitas foi treinar o Bahia e por lá também foi campeão, a equipe venceu os Campeonatos Baianos de 1970 e 71. Depois do último título, o técnico retornou ao Flamengo para encerrar sua belíssima carreira no esporte.
0 comentários:
Postar um comentário