Por Fabio Rocha
Foto: arquivo / Gazeta Press
Foto: arquivo / Gazeta Press
Djalminha brilhou com a camisa do Bugre
Djalma Feitosa Dias, mais conhecido como Djalminha, nasceu em Santos, São Paulo, no 9 de dezembro de 1970, e se tornou um dos grandes meias do futebol brasileiro, o jogador passou por grandes times, conquistando muitos títulos importantes.
Djalminha começou sua carreira no profissional em 1989, pelo Flamengo, junto com diversas crias da Gávea. O meia surgiu como uma grande promessa e fez parte do time vencedor da Copa do Brasil de 1990, Campeonato Carioca de 1991 e também atuou no título do Campeonato Brasileiro de 1992.
Porém, em 1993, o jogador acabou brigando com Renato Gaúcho durante uma partida e acabou facilitando na negociação com o Guarani e o meia decidiu ir para o time paulista. O clube estava passando por uma reconstrução e gostaria de contar com o craque, que gostou e resolveu ser protagonista na equipe paulista, chegando com uma grande contratação.
No Guarani era titular absoluto e a grande estrela do time, mostrando todo seu potencial. Com o decorrer da temporada, o jogador foi ganhando uma idolatria por parte da torcida e foi carregando o time paulista para a reconstrução junto com outros jovens.
Em sua primeira temporada, Djalminha fez 20 jogos e marcou 7 gols, não foram grandes números, mas era apenas o início do meia no clube e precisava de uma adaptação. Em 1994, o meia conseguiu fazer um excelente Paulista e mostrou o motivo da sua contratação.
Em 1994, Djalminha atuou em mais partidas, mas acabou deixando o clube no meio da temporada. O meia fez 31 jogos e marcou 21 gols, números excelentes e que chamaram a atenção de outros clubes pelo mundo. Mesmo com o Guarani sendo a sensação do Brasileirão daquele ano, com o trio Djalminha, Amoroso e Luisão, o Bugre negociou o seu camisa 10, ainda na primeira parte do nacional. O jogador foi contratado pelo Shimizu S-Pulse, do Japão.
O jogador acabou não se adaptando no Japão e não ficou muito tempo por lá. Em 1995, retornou para o futebol brasileiro para jogar novamente pelo Guarani e retomando seu papel de protagonista. Em seu retorno, fez parte de um famoso trio histórico do Guarani, junto com o Amoroso e Luizão, revelações do Bugre. A temporada foi excelente por parte do meia, mas a equipe paulista não tinha um time para brigar por grandes títulos, até porque, por conta das lesões de Amoroso, o trio atuou poucas vezes juntos.
Mas, a excelente temporada do meia Djalminha, deu uma confirmação da sua afirmação no futebol e já não era mais uma promessa e, sim, um protagonista. Já no final de 1995, acabou sendo contratado pela Parmalat e foi atuar no Palmeiras. O meia deixou o Guarani com 96 jogos e 47 gols. Depois do Verdão, o craque ainda defendeu o Deportivo La Coruña e encerrou a carreira no América do México.
o melhor que eu vi jogar ao vivo
ResponderExcluir