Com Edmundo em excelente fase, Vasco conquistava o terceiro Brasileirão em 1997

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Vasco foi campeão brasileiro em 1997

Nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro de 2022, se completam 25 anos que o Clube de Regatas Vasco da Gama venceu o seu terceiro título de Campeonato Brasileiro. Naquela época, o Gigante da Colina tinha um elenco recheado de grandes jogadores, sendo um deles o "Animal" Edmundo, que vivia um excelente momento e o responsável pela conquista da competição nacional

Com um formato completamente diferente do que conhecemos hoje, o Brasileirão era disputado em fases. Na primeira, o Vascão foi o líder com 54 pontos enfrentando os 26 equipes que estavam envolvidos no certame. Com 55 gols marcados em 25 partidas, o Cruzmaltino foi para a próxima etapa da competição.

Na segunda fase, o Vasco ficou com a primeira colocação de um grupo que contava por quatro times. Em uma das seis partidas, o clube carioca goleou o Flamengo pelo placar de 4 a 1 e avançou para a finalíssima junto com o Palmeiras, líder da outra chave.

Mesmo a vantagem dos placares iguais por ter uma melhor campanha, o Vasco teve de confirmar a sua força em dois duelos. O primeiro no Morumbi, dia 14 de dezembro daquele ano. As dependências da casa são paulina foram dominada por palmeirenses e vascaínos, recebendo cerca  de 55 mil torcedores. 

O 0 a 0 em São Paulo teve um fato esquisito: Edmundo, o craque do campeonato, tomou o terceiro cartao amarelo e estaria fora do jogo de volta, no Maracanã. Antes do fim do jogo, Eurico Miranda foi até a lateral e pediu para o "Animal" forçar uma expulsão, o que foi feito. Durante a semana, o Vasco conseguiu um efeito suspensivo do cartão vermelho e o jogador foi para o jogo no Rio de Janeiro.


A segunda e última parte do confronto entre cariocas e paulistas foi decidida no Maracanã uma semana depois do jogo de ida. As arquibancadas do cartão postal do Rio de Janeiro foram preenchidas aproximadamente 97 mil torcedores, sendo que a maioria dos 89 mil eram pagantes eram torcedores do Vasco da Gama e outro 0 a 0 garantiu o título. A brilhante campanha de  21 vitórias, 7 empates e 5 derrotas em 33 jogos foi coroada com o título após dois empates sem gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações