Alfredo González - O argentino que comandou o Bangu no título carioca de 1966

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Alfredo González comandou o Bangu em 1966

Alfredo González nasceu em Bolívar, Buenos Aires, na Argentina, no dia 11 de novembro de 1915, e se tornou jogador e treinador de futebol. O argentino fez boa parte da sua história no futebol brasileiro, atuando e treinando grandes times, se tornando campeão em vários clubes e conquistou o título carioca pelo Bangu no dia 18 de dezembro de 1966.

Como treinador, Alfredo conseguiu ganhar um título importante pelo Bangu em 1966. O treinador já tinha conquistado títulos por outros clubes no futebol brasileiro como o Internacional, Santa Cruz e Náutico. Todos foram títulos estaduais e ele já tinha uma grande experiência no futebol brasileiro.

Depois do título no Náutico, que ocorreu em 1966 também, o treinador decidiu voltar para o Rio de Janeiro depois de alguns anos e para treinador o Bangu. Como jogador, ele teve passagens por grandes clubes no estado carioca e iria retornar para dirigir um novo time.

Ele voltou exatamente para comandar o time no campeonato estadual em busca de mais um título no seu currículo. O Bangu não era um dos grandes favoritos, mas corria por fora e tinha um time muito bem montado, com nomes não tão conhecidos, porém se entendiam dentro de campo.

O time tinha boas peças e com a chegada do técnico argentino, tudo começou a fluir mais naturalmente. A primeira fase da equipe foi muito boa, fez grandes jogos e tinha um grande poderio ofensivo, tanto que, foi o time que teve o melhor saldo de gols desta fase. O Bangu conseguiu mostrar toda sua força e acabou em segundo lugar na primeira, atrás apenas do Flamengo, que venceu uma partida a mais e não sofreu nenhuma derrota.

A segunda fase também teve como os principais destaques o Flamengo e o Bangu, que continuaram protagonizando grandes jogos. Os dois times brigaram rodada a rodada em busca do título e nas últimas rodadas se enfrentaram para decidir o campeão da competição.

As duas equipes se mantiveram na ponta o tempo todo e por isso chegaram na rodada final brigando pelo título. Em um jogo único, os dois se enfrentaram e quem ganhasse se tornaria campeão da competição. A partida conteve momentos muito tensos, mesmo antes da bola rolar.

Na véspera da decisão, Almir jogador do Flamengo deu uma entrevista polêmica dizendo que não haveria volta olímpica no Maracanã, apenas se o Flamengo vencesse. As coisas faladas pelo jogador rubro-negro não pegou muito tempo e esquentou os nervos de ambos os times para a final.

A partida aconteceu no dia 18 de dezembro de 1966, no Maracanã, para mais de 140 mil pessoas. A partida foi muito pegada, mas o Bangu mandou no jogo e decidiu a partida rapidamente, fazendo três a zero é só esperando os minutos passar para comemorar seu segundo título estadual.


Porém, aos 26 minutos do segundo tempo, já com o Bangu vencendo por 3 a 0, Almir começou a agredir os jogadores adversários e a partida acabou virando um pancadaria, o que acabou manchando um pouco a grande decisão. Após foda briga, o juíz expulsou 5 jogadores do Flamengo e 4 do Bangu e por isso teve que enxere-se a grande decisão.

O Bangu levou o título para casa, mas não conseguiu dar a volta olímpica por conta da confusão. A equipe campeã contou com Ubirajara, Fidélis, Mário Tito, Luís Alberto e Ari Clemente; Jaime e Ocimar; Paulo Borges, Ladeira, Cabralzinho e Aladim, com o comando de Alfredo González.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações