A passagem de Serginho Chulapa pelo Malatyaspor da Turquia

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Chulapa chegou junto a Aleixo e Carlos na Turquia

Completando seus 69 anos em 23 de novembro, sexta-feira, o ex-atacante Serginho Chulapa foi um dos mais brilhantes camisas 9 que o futebol brasileiro já produziu em sua história. Dono de um faro surreal de gol, o centro-avante, que também era adepto de uma confusão dentro de campo, foi ídolo de São Paulo e Santos, sendo o maior artilheiro da história do Tricolor. Em 1988, teve uma passagem pelo Malatyaspor, da Turquia.

Serginho chegou ao time turco junto de três outros brasileiros, sendo eles Éder Aleixo e César, ambos parte de equipes da Seleção Brasileira que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 1986, sob o comando de Telê Santana. A contratação tripla foi obra do presidente do clube na época, depois de uma temporada onde o time ficou na terceira colocação e ainda venceu os três gigantes do país (Fener, Galatasaray e Besiktas). Porém, Eder acabou não ficando após saber que só dois estrangeiros poderiam atuar.

Serginho permaneceu durante a temporada e ficou marcado na história do clube, mesmo que o sonhado título turco ficasse longe da equipe. Ao longo daquele ano, marcou nove gols pelo clube e ficou marcado no coração do torcedor. O Malatyaspor terminou a liga apenas na décima segunda colocação, sem sofrer muitos sustos, porém distante do sonhado título de campeão turco que muitos torcedores acharam que viria com os reforços brasileiros. 

Ao fim daquela temporada, Serginho Chulapa acabou deixando o futebol turco e retornando ao Santos, entrando já na fase final de sua carreira. Curiosamente, o goleiro César ficou mais um ano e meio no futebol turco, porém poucos registros restam de sua passagem pelo Malatya. Serginho acabou ficando mais marcado que o arqueiro.


O atacante esteve em atividade no futebol até 1993, quando se aposentou atuando pelo Atlético Sorocaba. A passagem pelo futebol turco foi uma das duas únicas de toda a carreira de Chulapa onde atuou fora do Brasil, sendo a outra pelo Marítimo, um ano antes, em 1987. O portal ogol também cita uma passagem pelo futebol egípcio, mas poucos dados estão disponíveis sobre para confirmar a veracidade. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações