A passagem de Khalilou Fadiga pelo Brugge

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Fadiga atuou por 4 anos na Bélgica

A Copa do Mundo de 2002, vencida pelo Brasil, teve alguns outros times que encantaram o planeta e um deles foi a seleção de Senegal, que chegou as quartas de final e fez duríssimo jogo com a Turquia para tentar chegar as semifinais, mas caiu diante dos europeus. Um dos grandes jogadores daquele time era o camisa 10 Khalilou Fadiga, que vinha de uma passagem muito boa pelo Brugge, da Bélgica e completa 48 anos neste dia 30.

Nascido na capital Dakar, o jovem Khalilou começou os passos mais sérios no futebol no PSG que ainda sequer sonhava em ser o clube endinheirado dos dias atuais, tendo passado alguns anos na base do time parisiense antes de passar pela base do Red Star Paris e por fim ir parar no RFC Liege, onde estreou profissionalmente. Seu bom futebol o levou ao Brugge em 1997.

A estreia de Fadiga no Brugge se deu diante do Gent, numa goleada por 4 a 0 fora de casa. Seu primeiro gol veio no duelo contra o Westerlo, num jogo da Liga. Em sua primeira temporada, ele marcou quatro gols em 36 jogos, sendo uma das figuras essenciais na conquista do décimo título da Liga Belga do Brugge. A equipe azul e preta terminou mais de 20 pontos na frente do Genk, vice-campeão daquele ano. A equipe ainda chegou a final da Copa da Bélgica, mas perdeu a decisão. 

Na sua segunda temporada, teve um ano um pouco menos brilhante. O Brugge acabou perdendo o título para o Genk por uma diferença de apenas dois pontos. Na Liga dos Campeões acabou perdendo nas preliminares pelo Rosemborg, deixando cedo o sonho europeu. Curiosamente, ele até marcou mais gols naquele biênio, mas não teve um desempenho tão bom quanto na temporada do título. 


No biênio 1999/2000, teve a temporada abreviada por uma lesão que o afastou por três meses dos gramados, mas seu futebol foi suficiente para o levar a Copa das Nações Africanas daquele ano, onde inclusive entrou no time do campeonato. Aquela foi sua última temporada efetivamente pelo Brugge. Ainda jogou o início da de 2000/2001, onde inclusive fez seis gols em cinco jogos, mas acabou negociado com o Auxerre, da França. 

No total, em seus quase 4 anos jogando pelo Brugge, Fadiga esteve em campo 86 vezes, marcando um total de 17 gols com a camisa do time belga. Esteve em atividade no futebol até 2014, quando pendurou as chuteiras no semi-amador Temse. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações