A ótima passagem de Pagliuca na Inter

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Pagliuca nos seus anos de Inter

Conhecido no Brasil por ser o goleiro da Itália na final da Copa do Mundo de 1994, o excelente Gianluca Pagliuca, que completa 56 anos neste dia 18 de dezembro foi dentro de campo um entre vários goleiros de máxima excelência que a Itália revelou ao longo de sua história. Depois de seu bom desempenho pela Azzurra nos Estados Unidos ele foi recompensado e a Inter o contratou, iniciando uma excelente passagem por Appiano Gentile.

Pagliuca vinha no contexto da Inter desesperada por conseguir um novo goleiro depois da saída do lendário Walter Zenga, considerado por muitos como o melhor goleiro da história nerazzurri. Por isso, o clube pagou 7 milhões de Euros, valor recorde a época para contar com o futebol do ex-jogador da Sampdoria. 

Pagliuca foi titular desde o início de sua passagem no clube. Em sua primeira temporada, a Inter teve muitas dificuldades ofensivas, a despeito de um ótimo desempenho da defesa e ficou apenas com a sexta colocação. Teve uma média de menos de um gol sofrido por jogo em seu primeiro biênio debaixo das traves interistas, mas a temporada foi bem fraca para a Beneamata, que teve resultados como uma queda para o Foggia na Copa Itália. 

A temporada seguinte foi mais uma vez abaixo do esperado, a despeito de Pagliuca fazer sua parte debaixo das traves. Na Copa Itália, o time chegou a semifinal, mas caiu para a Fiorentina, que venceria a competição. Na temporada seguinte, os Nerazzurri foram bem, ficando em terceiro lugar na Série A e perdendo a final da Copa da UEFA para o Schalke 04, além de caírem nas semifinais da Copa Itália para o Napoli. Curiosamente, Pagliuca não foi tão bem neste biênio.

A penúltima temporada do arqueiro na Inter foi a melhor em termos de conquistas. Na Série A, a equipe ficou com o vice-campeonato sofrendo apenas 27 gols, com Ronaldo endiabrado em sua primeira temporada em Milão. Até hoje os interistas reclamam com razão de um pênalti absurdo não marcado no jogo contra a Juve que "decidiu" o campeonato. Na Coppa Itália, a equipe caiu nas quartas com uma goleada sofrida diante do Milan, mas na Copa da UEFA, foi avançando e Pagliuca levantou sua única taça no clube, sendo capitão do time campeão ao vencer a Lazio por 3 a 0. 


Em sua última temporada no clube, Pagliuca era o goleiro do time que viveu o drama da lesão de Ronaldo e fez campanhas medianas para ruins em todos os campeonatos que jogou. Ao fim daquele ano, Pagliuca não renovou e se transferiu para o Bologna. No total, jogou por 245 vezes com a camisa da Beneamata. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações