Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Torcida corintiana invadiu o Maracanã naquele 5 de dezembro de 1976
Hoje completa 46 anos um dos momentos mais marcantes da história do futebol brasileiro e mundial, que foi a invasão corintiana no Maracanã com 70 mil torcedores. O Timão enfrentou o Fluminense no dia 5 de dezembro de 1976 pela semifinal do Brasileirão e a torcida paulista deu um show na arquibancada.
O Corinthians estava a 22 anos de jejum de títulos e tinha essa grande oportunidade para ir à final. A equipe não era favorita no confronto, ainda mais atuando fora de casa. A torcida sabia que teria que ser o 12º jogador para poder ajudar o time em busca da classificação.
Em busca de promover a partida, Fernando Horta, na época Presidente do Fluminense, trouxe 70 mil ingressos para entregar ao clube paulista, pagos antecipadamente pelos dirigentes do Timão, mas o então presidente não sabia da força da torcida corinthiana.
Fernando chegou a dar entrevistas ironizando a quantidade de ingressos comprados pelos dirigentes paulistas. Em sua declaração, o presidente diz: “Que os vivos saiam de casa e os mortos saiam das tumbas para torcer pelo Corinthians no Maracanã, porque o Fluminense vai ganhar a partida “.
Ninguém estava acreditando na força da torcida, mas eles sim, sabiam do seu potencial e responderam a declaração da melhor forma possível, mostrando o tamanho da torcida para o futebol brasileiro e pro mundo.
Oficialmente, só da torcida organizada Gaviões da Fiel saíram 300 ônibus de São Paulo, mas também há outros relatos. Em dados não oficiais, dizem que cerca de de mil ônibus corintianos lotaram a Via Dutra, fazendo com que o DETRAN fizesse uma operação diferente para permitir o fluxo da rodovia.
Com todos os esforços, os torcedores chegaram ao Rio de Janeiro e demonstraram desde o começo para que foram. O Maracanã virou um mar de preto e branco como nunca foi visto e o fato acabou sendo mais impressionante que a partida decisiva entre as duas equipes. A torcida virou protagonista da decisão e com certeza teve um peso gigantesco para o jogadores, que deram a vida dentro de campo em busca da classificação.
A partida em si não teve tanto brilhantismo, pois acabou sendo atrapalhado pela forte chuva, que alagou o gramado e não ficou em boas condições para jogo, mas mesmo assim a partida continuou. Enquanto dava, o jogo ficou empatado em 1 a 1 no primeiro tempo, mas na etapa final estava quase impraticável o futebol e acabou não acontecendo muitas coisas.
A partida acabou sendo decidida nas penalidades e o Corinthians conseguiu terminar com a classificação para a grande decisão. A conquista da vaga premiou todo o esforço da diretoria e dos torcedores, que foram, junto com os jogadores, os grandes protagonistas do espetáculo.
Na decisão as coisas não foram como o planejado, o Corinthians acabou perdendo para o Internacional e manteve o jejum. Os dirigentes gaúchos com medo de haver outra invasão, não disponibilizou muitos ingressos à Fiel torcida e isso teve um grande peso na final.
0 comentários:
Postar um comentário