Sandro Mazzola e sua linda história com a Internazionale

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

A Inter foi o único time de Sandro Mazzola durante toda a carreira

Um dos maiores atacantes da história da Internazionale de Milão completa 80 anos hoje. Alessandro "Sandro" Mazzola, nasceu em Turim, na Itália, no dia 8 de novembro de 1942, e foi um grande jogador de futebol. O atacante fez sua carreira toda na equipe italiana, onde ganhou muitos títulos e fez diversos gols.

Toda sua família foi atleta, tanto que seu irmão Ferruccio chegou junto com ele na Inter, mas acabou saindo para outros clubes. Seu pai, Valentino, também foi jogador e atuou no Torino, outro clube muito conhecido no país.

Sandro fez sua estreia na equipe principal no dia 10 de junho de 1961, no comando de Helenio Herrera, contra a Juventus, mas a equipe perdeu por 9 a 1 e o único gol na partida foi de Sandro, e esse foi o único jogo do jogador pela equipe na temporada.

O técnico Herrera, que veio do Barcelona, trouxe alguns jogadores com ele, que demoram um pouco para se acostumar com o novo estilo. Mas a partir de 1962, Sandro ganhou espaço e a Inter começou a jogar um grande futebol, mostrando o potencial do time, tanto que o clube ganhou o Campeonato Italiano daquela temporada.

A equipe passou a ser conhecida como “La Grande Inter”. A sua força defensiva e seus grandes contra-ataques chamavam a atenção de toda a Europa, se transformando em uma grande potência continental. Não demorou muito tempo para o time começar a ir para as finais dos grandes campeonatos.

Na Liga dos Campeões de 1963-64, Sandro fez uma grande competição, sendo o artilheiro e fazendo gols importantíssimos. O atacante marcou os dois gols que ajudaram a equipe a vencer a final contra o Real Madrid, mostrando o grande potencial da equipe.

Em 1964 a equipe completou vencendo a Copa Intercontinental. Além desse título, o time fez uma grande temporada, vencendo quase todas as competições. A Inter venceu a Liga dos Campeões novamente, dessa vez sobre o Benfica, e também ganhou o Campeonato Italiano.

Em 1965-66, a equipe venceu a Copa Intercontinental novamente e também ganhou o Campeonato Italiano mais uma vez. Mas nessa temporada a equipe acabou caindo na semifinal da Liga dos Campeões, quando perdeu para o Real Madrid, que foi o campeão da competição.

A equipe começou a ter uma queda e a sua hegemonia que durou alguns anos estava acabando. Em 1966, o time chegou mais uma vez à grande decisão da Liga dos Campeões, mas perderam para o Celtics por 2 a 1. Sandro era o grande destaque da equipe.


A equipe passou a não vencer mais títulos e acabou passando por uma fase de seca. Mas em 1970-71, a equipe levantou mais uma vez o Campeonato Italiano, mais um troféu para Sandro. A partir dessa temporada, Sandro se tornou capitão do time e foi o grande líder do elenco.

Sandro se aposentou em 1977, depois de muitos jogos e gols, foi uma despedida de um grande ídolo. Mesmo depois da aposentadoria, o jogador continuou no clube, mas como dirigente. O atacante atuou em 417 partida e marcou 117 gols pela Internazionale.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações