Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Paul Scholes estreou no Manchester United na primeira metade dos anos 90
Paul Aaron Scholes nasceu em Salford, na Inglaterra, no dia 16 de novembro de 1974, e se tornou um dos maiores jogadores da história de um grande clube inglês. O meia teve uma carreira incrível, com grandes jogos e inúmeras conquistas importantíssimas.
Tudo começou quando chegou em 1991 para jogar na categoria de base do Manchester United, ainda com apenas 16 anos. O meia ainda era muito jovem e ninguém poderia esperar o seu grande futuro defendendo a camisa da equipe, mas tudo começou acontecer com suas grandes atuações na base.
A cada dia e a cada jogo o atleta evoluía cada vez mais e começava a chamar a atenção. A partir de 1993 começou a ser convocado para a seleção de base da Inglaterra, mas acabou atuando poucas vezes.
Paul subiu para o profissional em 1994, quando atuou pela Taça da Liga e marcou dois gols, na sua estreia pelo campeonato nacional o jogador também marcou dois. O atleta tinha um grande potencial e demonstrava isso a cada partida, porém, sua concorrência era enorme, pois o United continha grandes jogadores, era uma verdadeira seleção.
No começo, o jogador era reserva, mas entrava em quase todos jogos e em 1994-95 atuou em 25 partidas e marcou sete gols, bons números para um meia de ligação que tinha apenas 20 anos. Mas em sua segunda temporada acabou recebendo mais chances e foi onde ganhou a posição.
Eric Cantona acabou sendo suspenso por nove meses e Paul o substituiu naquela temporada e conseguiu manter o mesmo nível da equipe. O meia acabou terminando a temporada com 14 gols e sendo o vice artilheiro, atrás apenas de Cantona.
O jogador ajudou a equipe a conquistar grandes títulos e o principal foi a Liga dos Campeões de 1998-99, mas infelizmente foi suspenso e não atuou na final, mas fez grandes partidas que ajudaram a equipe a chegar na grande decisão e sem ele levou o título.
O meia tinha uma visão de jogo diferenciada, conseguia achar grandes passes e desfilava sua classe nos gramados. Além de ótimos passes, Paul também chegava muito na área para finalizar e tinha uma grande finalização de média e longa distância.
Todo seu potencial foi demonstrado em campo com a camisa do Manchester United e foi o único clube que defendeu até o fim da carreira. O meia conquistou com muito méritos a sua idolatria e é amado até hoje pelos torcedores da equipe, o que mostra o seu tamanho e significado no clube.
Em 2011 ele anunciou sua aposentadoria e deixou os gramados, mas em janeiro de 2012 recebeu um pedido de Alex Ferguson, para voltar a profissão pois a equipe tinha perdido muitos jogadores da posição por conta de lesão e estava precisando do jogador, que rapidamente aceitou e voltou a atuar.
Mas ao final da temporada 2012-13 decidiu se aposentar de vez e largou o campo de vez. Paul jogou em 718 partidas, fazendo 155 gols e conquistou 27 títulos pelo Manchester United
0 comentários:
Postar um comentário