O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O primeiro gol de Dinamite completa 51 anos hoje

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro de 2022, completam-se 51 anos do primeiro gol de Roberto Dinamite como atleta profissional do Vasco da Gama. Tal feito aconteceu em um jogo diante do Internacional, no tradicionalíssimo estádio do Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro de 1971. Naquela ocasião, o Gigante da Colina bateu o Colorado pelo placar de 2 a 0.

Nascido no dia 13 de abril de 1954, na capital carioca, Carlos Roberto de Oliveira, conhecido popularmente como Roberto Dinamite, nasceu no dia 13 de abril, em 1954, chegou a se sagrar como o maior artilheiro da história do clube ao longo de sua passagem para lá de vitoriosa pelo Vascão. No São Bento, sua última equipe antes de chegar ao time do Rio de Janeiro, o jovem era chamado de Calu.

O primeiro tento daquele que brilharia com a camisa do Gigante nos anos seguintes tardou a acontecer. Estreou profissionalmente pelo clube no dia 14 de novembro de 1971, quando o Vasco perdeu para o Bahia por 1 a 0, jogo em que Dinamite iniciou no banco e foi introduzido na partida durante o segundo tempo. Apesar do resultado negativo, o escrete vascaíno conseguiu a classificação à fase do campeonato nacional. Desta vez, duelando com o Atlético-MG, o carioca não conseguiu jogar bem e acabou substituído.

O dia do fatídico primeiro gol pelo Vasco - Foi apenas em 25 de novembro de 71, que o jovem futebolista começou a surgir como o maior ídolo da história do clube. Naquele jogo contra o Internacional pelo campeonato nacional, em pleno Maracanã, o Vasco já estava vencendo a equipe gaúcha por 1 a 0, antes mesmo de Dinamite entrar na partida. 

Em ação, Roberto precisou de poucas chances para causar um verdadeiro salseiro no time Colorado e marcar um verdadeiro golaço. Consequentemente, estampou a capa de vários jornais do dia seguinte ao ocorrido. dizendo que o “Garoto Dinamite explodiu!” nas manchetes. Confira:

Jornal dos Sports

Roberto Dinamite no Vasco - Somando as suas duas passagens pelo clube (1971 até 1979 e 1980 até 1992), Dinamite marcou um total de 708 gols com a camisa do Cruzmaltino, em 1110 jogos disputados. É até hoje, o maior artilheiro da história dos pontos corridos, com 190 tentos registrados.


Em 2011, a Vasco TV fez um documentário que recebeu o nome de "Dinamite 40 anos - A história de um ídolo", como modo de celebrar este feito histórico. O longa também aborda a carreira do jogador símbolo do clube e do Brasileirão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações