Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Palermo foi revelado pelo Estudiantes de La Plata
Natural de La Plata, o ex-atacante argentino Martín Palermo, está completando 50 anos de idade nesta segunda-feira, dia 7 de novembro de 2022. Apesar de ser muito lembrado por ter sido atleta do Boca Juniors, clube no qual teve duas passagens ao longo da sua jornada futebolística, o centroavante já havia brilhado atuando pelo Estuadiantes de La Plata, onde foi revelado.
Com apenas 19 anos de idade, Palermo debutou na Primeira Divisão Argentina no dia 5 de julho de 1992, quando San Lorenzo e Estudiantes empataram em 0 a 0. Ele precisou de um tempo para conseguir uma vaga no time titular dos Leões,; tanto é que só foi balançar as redes adversárias pela primeira vez como jogador profissional em 22 de maio do ano seguinte. Nesta data, o Pincha bateu o San Martín de Tucumán por 3 a 0, com o avançado tento feito o seu gol na marca dos 20 minutos de jogo.
Algum tempo depois, o clube de Tucumán voltou a aparecer no seu caminho. Isso aconteceu justamente quando o Estudiantes havia ascendido à elite, em 95, e Palermo não fazia parte dos planos do diretor técnico Miguel Ángel Russo. Com isso, ele aceitou ao San Martín de Tucumán por empréstimo, para disputar a Primera B Nacional, a popular Segunda Divisão. Porém, a diferença econômica dos dois clubes acabou frustrando a tentativa e Palermo permaneceu no Estudiantes.
Após tudo isso, a comissão técnica que abandonou o cargo e deu espaço a Daniel Córdoba, que se tornou o novo comandante da equipe. Com ele, Palermo recebeu a sua oportunidade e se apegou. Tanto é que em menos de um ano, se sagrou como o grande artilheiro do time com excelentes apresentações e ainda fez gols importantes em grandes clubes do futebol nacional.
Segundo o site ogol.com, Palermo disputou um total de 99 partidas pelo Estudiantes de La Plata neste período de cinco anos. Além disso, foi as redes adversárias em 36 oportunidades ao longo desta passagem.
Assim que deixou o León, o avançado argentino se transferiu para o Boca Juniors e depois defendeu clubes como o Villarreal, o Betis e o Alavés. Encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional em 2011, após uma segunda passagem pelo time Xeneize. Hoje em dia, mesmo aposentado, é treinador do Aldosivi, time que disputa a elite do futebol da Argentina.
0 comentários:
Postar um comentário