Por Victor de Andrade
Foto: arquivo
Momento logo após ao calcanhar, com a bola indo para o fundo das redes
Isailton Ferreira da Silva, o ex-atacante Mirandinha, está completando 52 anos neste 13 de novembro de 2022. Conhecido por passagens por Paysandu e Corinthians, seu gol mais bonito na carreira foi de calcanhar, pelo Paraná Clube, em um clássico contra o Athletico (na época Atlético), no Campeonato Paranaense de 1995.
Nascido em Palmares, estado de Pernambuco, Mirandinha começou no Sport, onde em 1990 estreou nos profissionais. Sem conseguir se firmar no Leão, passou por Noroeste de Bauru e Central de Caruaru, até chegar no Ceará, em 1993. No ano seguinte, se destacou no Paysandu, principalmente no Brasileirão, e chamou a atenção de vários clubes.
O Paraná Clube, naquele meio dos anos 90, dominava o futebol estadual, conquistando diversos Campeonatos Paranaense e ainda sendo o único representante de Curitiba, por várias temporadas, na Série A do Campeonato Brasileiro. Na época vivendo bom momento financeiro, o Tricolor conseguiu vencer a concorrência e contratou o jogador, na época com 24 anos.
Mirandinha, em boa forma, fazia um bom Campeonato Paranaense, mas nem ele imaginava o que iria fazer naquele 26 de março. A tabela marcava o clássico entre Paraná Clube e Atlético no Couto Pereira. O Tricolor era favorito e logo quando a bola rolou, parecia que ia vencer o jogo. No primeiro tempo, mais precisamente aos 7 minutos, Saulo o grande artilheiro paranista da fase áurea do clube, abriu o marcador.
O belo gol marcado por Mirandinha
Mas o belo lance aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo. O atacante Mirandinha recebeu a bola dentro da área, de costas para as traves. Na hora de dominar, a "pelota" deu uma escapada e o jogador, conhecido pela velocidade, se virou dando um calcanhar, balançando as redes do Couto Pereira: um golaço!
Enquanto os paranistas comemoravam, boa parte da torcida do Atlético Paranaense teve uma atitude rara, mas que comprova o belo lance que aconteceu no Couto Pereira: eles levantaram e aplaudiram o belíssimo gol de Mirandinha. No dia seguinte, o atacante recebeu diversas homenagens e uma placa do clube
O jogo ficou mesmo nos 2 a 0 e fez parte da caminhada do Paraná Clube na conquista de seu quarto título paranaense em cinco anos. O Tricolor havia vencido em 1991 e depois emendou uma série que começou em 1993 e só foi terminar em 1997. Sim, os paranistas, que vão jogar a Segunda Divisão Paranaense em 2023, foram pentacampeões estaduais.
Já a vida de Mirandinha no Paraná Clube durou pouco. O gol de calcanhar rodou o mundo e o suíço Sion fez uma bela proposta pelo atacante, que foi para a Europa ainda no meio de 1995. Ele voltaria para o Brasil em 1996, para defender o Corinthians. Teve uma bela fase no título Paulista de 1997, caiu de produção no ano seguinte e ainda defenderia Juventude e América Mineiro, onde encerrou a carreira em 2001.
0 comentários:
Postar um comentário