Foto: divulgação

A Copa do Mundo começa neste domingo
A Copa do Mundo deve injetar R$ 1,48 bi em vendas no comércio e serviços no Brasil, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O torneio será realizado no Catar, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.
Nesta edição, a competição começará na mesma semana da Black Friday, uma das principais datas comerciais do País. De acordo com a CNC, se essa previsão for cumprida, os setores varejista e de serviços terão um faturamento 7,9% maior que na última Copa, realizada na Rússia, em 2018.
Para se ter uma ideia, de acordo com as projeções, somente a venda de eletrodomésticos, como por exemplo, televisores, deve movimentar cerca de R$ 544,5 milhões no período.
Thiago Gui Pereira, head of innovation & business development da Macfor, agência full service de marketing digital, alerta que as empresas que querem aproveitar a Copa do Mundo para vender mais, devem prestar muita atenção e respeitar as regras de marketing impostas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) “para não enfrentarem problemas sérios”, diz.
O profissional esclarece, ainda, que “há uma série de proibições quanto ao uso de alguns elementos visuais, gráficos e verbais que as campanhas de marketing da Copa devem obedecer ou estarão cometendo infrações de propriedade intelectual”, pontua.
Segundo Pereira, os gestores de marketing devem saber o que é proibido nas campanhas publicitárias relacionadas ao evento para “não correrem o risco de multas milionárias, além de processos por parte da FIFA”, explica.
A FIFA e sua propriedade intelectual da Copa - Embora a Copa do Mundo seja um evento global comemorado pela maioria das pessoas, ela tem um dono, que é a FIFA, que inclusive dá nome à competição: FIFA World Cup Qatar 2022.
A Federação Internacional de Futebol é a organização que dirige as associações de futebol em todo o mundo, portanto, é quem organiza as várias competições globais do esporte e detém a propriedade de cada evento.
Guia de propriedade intelectual da Copa do Mundo 2022 - Para proteger a própria imagem e a reputação da competição, a FIFA estabeleceu inúmeras regras quanto à criação de campanhas de publicidade da Copa, afinal é importante zelar pela imagem de um acontecimento que alcança bilhões de pessoas no mundo todo.
Com esse propósito, a FIFA criou um Guia de Propriedade Intelectual onde estão descritas todas as regras e proibições para as campanhas de marketing da Copa do Mundo. Nele estão todas as diretrizes para o uso de propriedades intelectuais da Copa por marcas para fins comerciais.
No material, também constam os parceiros da entidade, os patrocinadores da edição da Copa 2022 e as marcas apoiadoras regionais, ou seja, as únicas empresas que têm, de fato, permissão para usar símbolos e termos diretamente relacionados à ocasião.
“A organização faz questão de destacar que existem formas legítimas de fazer comunicação com fins comerciais e vários tipos de campanhas de marketing da Copa do Mundo sem usar essas propriedades intelectuais”, esclarece Pereira.
Proibições da FIFA para campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022 - Para auxiliar as empresas na elaboração de campanhas relacionadas à Copa, o especialista da Macfor elencou as proibições da FIFA para quem vai fazer comunicação com fins comerciais. “Na dúvida, consulte o Guia da Federação, contrate um profissional qualificado ou uma agência especializada”, pontua Pereira.
A seguir, veja a lista de restrições e fique atento ao que a equipe de marketing não pode usar em suas campanhas.

Lista de proibições de uso de símbolos e termos da Copa do Mundo - Em campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022 é proibido usar os seguintes elementos: hashtags oficiais da Copa nas redes sociais;
- o emblema oficial da Copa;
- a imagem do mascote oficial e o nome dele;
- o cartaz oficial;
- os cartazes e logos oficiais das cidades da Copa;
- o slogan oficial “Now is all” — Agora é tudo;
- a imagem do troféu oficial;
- a imagem da bola oficial;
- as marcas corporativas da FIFA;
- a fonte oficial “QATAR 2022”;
- a estética visual do evento QATAR 2022 e seus componentes individuais.
Também é proibido o uso de comunicação com fins comerciais com os seguintes termos:Copa do Mundo;
- Copa do Mundo 2022;
- Copa do Mundo FIFA;
- Copa do Mundo FIFA 2022;
- Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
- Catar 2022 ou Qatar 2022;
- Copa Mundial;
- Mundial;
- FIFA.
O uso dos seguintes símbolos também é proibido:a camiseta da Seleção ou modelo parecido;
- o nome ou a marca da CBF;
- o escudo da CBF;
- o mascote da Seleção;
- imagens dos jogadores ou dos jogos;
- o termo “Seleção Brasileira”.
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