Há 20 anos, Santos virava no fim contra o São Paulo e ia à semi do Brasileirão

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Diego fez o segundo santista

O dia 28 de novembro de 2002 foi talvez a consolidação definitiva naquele momento dos meninos do Santos de Leão durante aquela edição do Brasileirão. Quase eliminado, o time santista pegou de cara o São Paulo, dono da melhor campanha, nas quartas de final e venceu na Vila Belmiro por 3 a 1. No segundo jogo, no Morumbi, há 20 anos, conseguiu uma virada no finzinho que credenciou de vez o Alvinegro Praiano a conquista do título. Era a entrada definitiva dos santistas no grupo de candidatos a taça.

O cenário era simples para os dois times. O Santos vinha para jogar até por uma derrota por um gol de diferença para se classificar as semifinais, enquanto o São Paulo precisava vencer por dois gols de diferença para reverter a vantagem alvinegra e se classificar para a fase seguinte. Portanto, era de se esperar que o Tricolor fosse mais para cima do Alvinegro Praiano.

E o cenário começou paradisíaco para o São Paulo cedo. Luís Fabiano marcou o primeiro gol de cabeça logo aos quatro minutos de jogo e partir daí o Tricolor partiu para cima. Com pressa, o time vinha para cima com tudo, tentando de toda forma marcar logo o segundo gol, mas esbarrava nos próprios erros e na própria pressa. O Santos, por sua vez, parecia pouco inspirado quando conseguia atacar. Na maior parte do tempo, o time da casa ficou preso na boa e eficiente marcação imposta pelos comandados de Emerson Leão. No fim das contas, não surpreendeu que o primeiro tempo terminou em 1 a 0 apenas.


Na etapa final, o jogo mudou de face. Os santistas acordaram, voltaram mais ligados e desde o começo se fizeram mais presentes no campo de ataque. O balde de água congelada na cabeça do time do São Paulo veio ainda muito cedo e já se anunciava. Depois de quase marcar com Robinho, aos 11', o Peixe chegou numa tabela do camisa 7 com Léo, que recebeu na cara de Rogério Ceni e tocou para as redes. A partir do gol, o nervosismo bateu de vez no time são-paulino, que errava muito na tentativa de pressionar. A melhor chance tricolor foi uma falta cobrada na trave por Ricardinho. Quando parecia certo que o jogo terminaria empatado, aos 47', Robinho fez boa jogada e rolou para Diego definir o placar.

Com a vitória, o Santos se classificava para as semifinais, onde enfrentaria o Grêmio e começava a ver com mais clareza o sonho do título do Brasileirão e do fim do jejum. O badalado São Paulo, dono de campanha espetacular na primeira fase, ficava pelo caminho. A noite era pequena para o torcedor santista que compareceu no Morumbi. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações