Há 20 anos, Santos abria quartas do Brasileirão de 2002 batendo o São Paulo na Vila

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Diego fez um dos gols do Santos

O time do Santos de 2002 mudou para sempre a trajetória da história do clube. Naquele ano, o Alvinegro Praiano saiu de desacreditado para campeão do Brasileirão e voltou ao protagonismo no cenário nacional e continental. No dia 24 de novembro de 2002, porém, o que acontecia na Vila Belmiro era um jogo onde muita gente não sabia o que esperar do time santista diante do São Paulo, na abertura das quartas do Brasileirão daquele ano. Seria o primeiro passo do time santista rumo a uma consagração histórica.

O Santos fez durante a maior parte da campanha classificatória para o mata-mata em 2002 um grande campeonato. FIcou dentro do G8 a maior parte do tempo, mas no finalzinho do campeonato bobeou e perdeu pontos bobos, chegando a perder para o São Caetano na última rodada. Só se classificou pois o Coritiba, que concorria pela oitava vaga, foi derrotado pelo rebaixado Gama, o que acabou deixando o Peixe em oitavo, enfrentando a sensação do campeonato: o São Paulo.

Para aquele jogo, o Santos tinha a volta de Fábio Costa. Diante de uma Vila lotadíssima, quem quase chegou primeiro foi o São Paulo, com Luís Fabiano. O time da casa respondeu numa cabeçada de Elano para fora. Aos 17 minutos, o Tricolor só não abriu o placar pois Kaká escorregou na hora de chutar após passe de Rafael. O time visitante chegava bastante naqueles primeiros minutos e Kaká quase marcou aos 19'. Curiosamente, porém, quem pulou na frente foi o Santos, aos 30', com Alberto, após uma jogada de disputa na área que terminou na finalização dele no cantinho. A partir do gol, o Peixe passou a pressionar e criar mais. Curiosamente, quando parecia que o primeiro tempo terminaria em vantagem santista, Kaká empatou após linda arrancada, fechando o primeiro tempo em 1 a 1.

Na etapa final, o Santos precisou de cinco minutos para passar a frente de novo, com Robinho, aproveitando jogada rápida e coletiva do time da casa. A resposta tricolor foi com Kaká e Luís Fabiano, que tabelaram e só não empataram pois Fábio Costa fez uma defesaça. Aos 21', numa chegada meio despretensiosa, Alberto rolou e Diego acabou marcando o terceiro. A etapa final foi de muito menos chances claras e no fim das contas, o 3 a 1 ficou justo pelo que jogou o Santos na partida. Era uma boa vantagem para o Morumbi, mantendo o sonho do título vivo.


Chamou a atenção naquele dia como o Santos encarou de maneira até superior um time que tinha feito uma campanha muito melhor ao longo da competição. O Tricolor vinha de uma sequência de resultados interessantes, enquanto o Peixe, como já dito, classificou na bacia das almas. O que se viu na Vila Belmiro, porém, deu esperanças ao torcedor alvinegro. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações