Foto: reprodução
Na tarde desta sexta-feira, dia 25, foi realizada uma Conversa Técnica entre dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e os 46 clubes aptos neste momento para disputarem o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2023. O encontro definiu que a partir de 2024, o futebol de São Paulo terá mais uma divisão.
A informação foi dada em primeira mão pelo 1902 Futebol, do jornalista Ruben Fontes Neto, e confirmada pelo Grêmio São-Carlense, uma das 46 agremiações presentes no encontro.
A reunião, realizada de forma virtual e que contou, inclusive, com a presença do presidente da FPF, Reynaldo Carneiro Bastos, que está no Catar acompanhando a Copa do Mundo, teve a sugestão da criação de mais uma divisao no futebol paulista, o que foi aceito pela maioria dos clubes, segundo a nota do Grêmio São-Carlense.
A partir de 2024, o futebol paulista terá as Séries A1, A2, A3 e A4, além da Segunda Divisão. A nova Série A4 será formada pelos dois times rebaixados da A3 de 2023 e mais as equipes que ficarem entre terceiro e 16º na Segundona. Campeão e vice da Segunda Divisão de 2023 irão para a A3 de 2024.
Conselho técnico e datas - O encontro também definiu os períodos de datas da Segundona Paulista. O Conselho Técnico que definirá as diretrizes da competição será realizado no final de Janeiro e a competição, deve iniciar no mês de Abril, com as finais em Outubro.
Cinco divisões - O Futebol Paulista iniciou este século com seis divisões, sendo que a Série B3, a última delas, teve sua última edição em 2003. No ano seguinte, foi o fim da B2. Os clubes e a FPF, na época, alegavam que a o caminho para se chegar à elite do estado era muito longo e que quatro divisões era suficiente.
A pirâmide do futebol de São Paulo atual, com as Séries A1, A2 e A3, além da Segunda Divisão, começou em 2005 e terá seu fim na próxima temporada. Porém, vale lembrar que durante todos esses anos, aconteceram mudanças no número de clubes em cada escalão e número de acessos e descensos.
Péssimo para os times do interior.
ResponderExcluirShow ,assim teremos mais e mais oportunidades para os atletas
ResponderExcluir