Foto: arquivo
Diego tinha apenas 16 anos quando estreou no Santos
Neste sábado, dia 5 de outubro de 2022, o meia Diego, que nas últimas temporadas defendeu o Flamengo, anunciou a aposentadoria dos gramados aos 37 anos. Sua estreia como profissional aconteceu a mais de 20 anos, defendendo o Santos, no primeiro jogo do Peixe no Rio-São Paulo de 2002, contra o America.
Em 20 de janeiro de 2002, a Vila Belmiro recebia um dos jogos da rodada de abertura do Rio São-Paulo. Naquele ano, o certame foi ampliado, virando um verdadeiro campeonato, contando com nove times paulistas e sete do Rio de Janeiro.
O Santos, que vivia uma reformulação, vinha com um time cheio de novatos, principalmente no banco de reservas, onde vários jogadores da base estavam, após a eliminação na Copa São Paulo, onde o time apresentou um bom futebol, e entre eles estava Diego. O adversário era o America, que mesmo antes de começar o certame, era apontado como um dos times mais fracos da competição.
Mesmo com a fragilidade do adversário, o Santos não fez um bom jogo. O primeiro tempo foi de um nível muito fraco, o que fez com que a torcida vaiasse sua equipe. Com um futebol abaixo das expectativas, a partida foi para o intervalo com o placar de 0 a 0.
Na segunda etapa, a partida caminhava para um 0 a 0 quando Celso Roth, treinador do Santos na época, resolveu colocar os "Meninos da Vila" para jogar. Entre eles estava Diego, então camisa 25 da equipe, já que no Rio-São Paulo, os atletas tinham numeração fixa, e com apenas 16 anos.
Diego realmente deu uma nova cara ao Santos naquela partida. E logo em seu primeiro lance, ele sofreu um duvidoso pênalti, mas Robert cobrou a infração na trave esquerda de Marcelo Leite. De tanto pressionar, mesmo que de forma desordenada, a equipe paulista conseguiu abrir o placar aos 40'. Robert cruzou da direita e Cléber, de cabeça, desviou na canto direito do goleiro carioca. Aos 46', Robert cobrou falta com categoria e acertou o ângulo esquerdo de Marcelo Leite, marcando um belo gol.
Dois minutos depois, Diego mostrou que realmente tinha grande talento. Em bela jogada, o jovem meia de 16 anos deixou William, que também vinha do Sub-20, na cara do gol para dar números finais à partida: Santos 3 a 0 sobre o America.
Naquele Rio-São Paulo, o Santos viveu altos e baixos. Venceu, por exemplo, Corinthians e São Paulo, mas perdeu pontos bobos para Etti Jundiaí (atual Paulista), Americano e Bangu, não conseguindo avançar para as finais. Porém, depois da Copa do Mundo, veio a rendenção: Diego com vários outros "Meninos da Vila" formaram o time que conquistou o Campeonato Brasileiro.
Diego ficou no Santos até 1994. Depois, defendeu Porto, Werder Bremen, Juventus, Wolfsburg, Atlético de Madrid, Fenerbahce e Flamengo, sua última equipe, que defendeu até esta temporada. Pela Seleção Brasileira foi campeão da Copa América em 2004 e 2007, além de medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
0 comentários:
Postar um comentário