Por Fabio Rocha
Foto: Reuters
Japão conseguiu a virada no segundo tempo
Deu zebra! O Japão estreou na Copa Do Mundo do Catar vendendo de virada a Alemanha por 2 a 1, na manhã desta quarta-feira, dia 23, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. Pela primeira vez em sua história, o Japão venceu um jogo de virada na Copa e deu um belo passo para avançar à próxima fase.
A Alemanha que teve uma campanha vexatória em 2018, chega esse ano como uma das favoritas e com uma mistura de jogadores experientes com grandes novos talentos. O Japão manteve sua base e tenta uma missão dificílima, que é passar de fase em um grupo muito difícil.
Antes de começar o jogo, na foto posada das equipes, a Seleção Alemã protestou com os jogadores colocando a mão na boca, alegando censura por o capitão, o golero Manuel Neuer, não poder utilizar uma faixa de capitão com mensagens em defesa da comunidade LGBTQI+.
O primeiro tempo começou com a Alemanha tentando controlar a posse de bola e colocar seu ritmo de jogo, porém, os japoneses pressionaram a saída de bola e complicou os europeus. A equipe japonesa não se importava em ter a bola, mas quando roubava saía muito rápido para o ataque.
Os japoneses até chegaram a abrir o placar aos 7 minutos em um contra-ataque, mas o bandeirinha assinalou impedimento. O Japão estava melhor na partida e teve as melhores oportunidades até os 30 minutos. Aos 32 minutos, depois de uma boa troca de passes, que envolveu a zaga japonesa, o lateral David Raum recebeu livre na área e o goleiro Gonda saiu atrapalhado e cometeu um pênalti.
Aos 33 minutos, Gündogan foi para a batida e com tranquilidade abriu o placar para os europeus. Após o gol, os alemães conseguiram trocar passes mais rápidos e envolver a zaga adversária, tendo grandes oportunidades de ampliar a vantagem. No final da primeira etapa, Havertz até marcou o segundo, mas o VAR revisou o lance e deu impedimento.
No segundo tempo, o Japão voltou melhor e pressionou mais, fazendo a defesa adversária trabalhar mais. A Alemanha conseguiu ter mais espaços e conseguiu criar grandes chances de ampliar o placar, mas parou nas grandes defesas do goleiro Gonda.
Mas não foi só Gonda que trabalhou, Neuer também foi muito exigido e fez grandes defesas que seguraram a vitória de sua equipe. Depois de tanta insistência, aos 30 minutos, Neuer fez uma linda defesa, mas o rebote voltou nos pés de Doan, que em um toque colocou a bola no fundo da rede.
O Japão continuou melhor na partida e aos 38 minutos foi premiado com o gol da virada. Asano recebeu um lindo lançamento, dominou com categoria e chutou forte para marcar o segundo da equipe japonesa. Foi a primeira vitória de virada dos nipônicos na história das Copas.
Na próxima rodada, a Alemanha enfrenta a Espanha no domingo, dia 27, às 16 horas, no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Já o Japão joga contra a Costa Rica também no domingo, mas às 7 horas, no Estádio Ahmed Bin Ali, em Al Rayyan.
0 comentários:
Postar um comentário