Copa do equilíbrio chega à última rodada com só duas seleções eliminadas

Com informações do UOL Esporte
Foto: Reuters

Catar foi eliminado com a derrota para o Senegal

Em um extremo, a França, atual campeã, o Brasil, equipe que mais levantou a taça, e Portugal, do recordista Cristiano Ronaldo, já estão classificados para as oitavas de final. No outro, o Qatar e o Canadá, cada um com um gol em Copas do Mundo, estão eliminados. Entre eles, 27 seleções que chegam à última rodada da fase de grupos do Mundial de 2022 brigando por vaga no mata-mata, em um cenário muito mais equilibrado que o usual.

Desde que a Copa passou a ter 32 seleções, em 1998, a primeira fase tem oito grupos de quatro equipes, das quais as duas primeiras avançam. Cada equipe faz três partidas, mas é comum que os favoritos, depois de vencerem nas duas primeiras rodadas, cheguem à última já classificados. E, do lado contrário, quem já perdeu duas vezes entre em campo para o terceiro jogo já com a passagem de volta para casa reservada.

Este tem sido um Mundial diferente devido ao equilíbrio. O maior exemplo é o Grupo E, de Espanha e Alemanha. Os alemães sofreram uma derrota surpreendente para o Japão, que por sua vez perdeu para a Costa Rica, que havia levado sete da Espanha. E, no confronto entre os dois gigantes, deu empate. Na última rodada, todos podem se classificar, assim como podem ser eliminados. E os costa-riquenhos, que estrearam sendo humilhados, podem avançar com um empate.

Só três equipes chegam à última rodada classificadas, porque venceram seus dois primeiros jogos. Uma vaga é da França, que estreou ganhando da Austrália por 4 a 2 e passou pela Dinamarca por 2 a 1 na segunda partida. Os franceses não só já estão nas oitavas como têm a garantia do primeiro lugar.

Outro que tem lugar cativo é o Brasil, em cenário idêntico ao dos franceses. A diferença é só que, nas duas vitórias da seleção, sobre Sérvia e Suíça, a equipe não levou gols. Na última rodada, cumpre tabela contra Camarões, que precisa vencer e torcer por vitória dos sérvios sobre os suíços, por saldo de gols no máximo igual.

Portugal também pegou vaga nas oitavas com duas vitórias, sobre Gana e Uruguai, e enfrenta na última rodada a Coreia do Sul. A intenção é tentar a liderança da chave, para fugir de um possível confronto com o Brasil nas oitavas. Mas as duas seleções, apesar da garantia de vaga, ainda não confirmaram a primeira posição, pois o critério número um é saldo de gols e qualquer goleada pode mudar o panorama na rodada decisiva.

Eliminados desde já - Na outra ponta, o Qatar entra em campo amanhã (29) contra a Holanda já eliminado. Perdeu de Equador e Senegal, só pode chegar a três pontos, insuficiente para ficar entre os dois primeiros. É o mesmo caso do Canadá, que perdeu de Croácia e Bélgica e cumpre tabela contra Marrocos.


No total, são 27 equipes que chegam à última rodada brigando por classificação, nem previamente classificadas, nem previamente eliminadas. Em 2018, como comparação, só 18 times estavam nessa situação. Em 2014, 21. Ambas as edições tinham grupos em que a última rodada serviu apenas para definir, entre os classificados, quem passava em primeiro e quem ficava em segundo.

O equilíbrio pode ser percebido também pelo número de equipes que passaram as duas primeiras rodadas com 100% de aproveitamento. Só Brasil, França e Portugal venceram suas duas partidas. Em 2018 e 2014, sete equipes estavam nessa situação. Em 2006 e 1998, seis. Em 2002 e 2010 as duas primeiras rodadas também tiveram três times com 100% de aproveitamento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações