Por Felipe Roque
Foto: Reuters
Cristiano Ronaldo tentando a finalização
Na tarde desta quinta-feira, dia 24, no Estádio 974, em Doha, em um jogo animado e polêmico, Portugal e Gana realizaram sua estreia na Copa do Mundo de 2022 com com os portugueses levando a melhor e assumindo a liderança do grupo H, pelo placar de 3 a 2. Os gols da seleção rubro-verde foram marcados por Cristiano Ronaldo, de pênalti, João Félix e Rafael Leão, enquanto os ganeses marcaram com André Ayew e Bukari. A partida teve enorme importância após Uruguai e Coreia do Sul empatarem em 0 a 0, na primeira partida do grupo.
Antes de estrear no Mundial, a seleção portuguesa realizou, há 1 semana, um amistoso contra a Nigéria, que não se classificou pro Mundial, e venceu pelo placar de 4 a 0, pegando mais confiança para o primeiro jogo da Copa. Já os ganeses bateram a Suíça, que está no grupo G, o do Brasil, também na última quinta-feira (17), por 2 a 0.
Triangulando bem e com certa liberdade, a primeira grande chance foi portuguesa: depois de pressionar e recuperar a bola, Cristiano Ronaldo recebeu grande passe entre as linhas da defesa, e, mesmo não conseguindo dominar bem, saiu cara a cara com o goleiro, que dividiu com o camisa 7 e evitou o primeiro gol da partida.
Aos 30 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu de João Félix, girou e concluiu para o gol, mas a arbitragem viu falta na hora do giro do camisa 7 e anulou o gol, decisão que foi bastante questionada pelos atletas em campo, torcedores e comentaristas de arbitragem.
O primeiro tempo, apesar do domínio português na posse de bola, foi de pouca emoção, diferentemente do segundo tempo, que definiu o jogo. Aos 8 minutos da etapa final, Gana deu seu primeiro chute ao gol de Portugal, mas o remate foi fraco e sem direção. Dois minutos depois, a seleção africana novamente chegou ao ataque, desta vez com mais perigo. Em grande contra-ataque ganês, Kudus avançou pelo centro e chutou de canhota. A bola passou com muito perigo à esquerda do gol defendido por Diogo Costa.
Com 16 minutos, o lance mais polêmico da partida: Cristiano Ronaldo foi derrubado dentro da área por Salisu, um lance que foi muito contestado. O VAR chamou e confirmou a penalidade, que foi convertida pelo maior jogador da história de Portugal para abrir o placar, marcando gol em sua 5ª Copa do Mundo seguida, um recorde! Mas Gana não sentiu o gol. Aos 26, Kudus invadiu a área e acionou André Ayew na pequena área. A bola passou pelo meio das pernas de Danilo, e o camisa 10 ganês conseguiu empurrar para as redes, empatando a partida!
Depois de 5 minutos do empate de Gana, Bruno Fernandes roubou a bola, avançou pelo meio e deu ótimo passe para João Félix nas costas da zaga ganesa. O camisa 11 invadiu a área e tocou na saída do goleiro Ati Zigi para fazer o segundo gol português na partida. 2 minutos depois, o golpe fatal português: João Félix desarmou no campo de defesa, e Portugal saiu em muita velocidade com Bruno Fernandes. O camisa 8 acionou Rafael Leão, que empurrou para o fundo das redes para colocar o terceiro de Portugal.
E pra quem achou que o jogo já não haveria mais gol na partida, Bukari provou o contrário! Após bom lançamento do campo de defesa, Rahman Baba chegou pelo lado esquerdo e cruzou para o camisa 11 cabecear livre dentro da área para diminuir para Gana, mas o resultado ficou assim.
Portugal agora enfrenta o Uruguai, na próxima segunda-feira, dia 28, às 16 horas, no Estádio Nacional de Lusail, podendo facilitar sua classificação às oitavas em caso de vitória. A seleção de Gana enfrenta, também na próxima segunda, mas às 10 horas, a Coreia do Sul, no Estádio Cidade da Educação, em Doha.
0 comentários:
Postar um comentário