Charles Miller foi mesmo o ‘pai’ do futebol brasileiro?

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Charles Miller é considerada a pessoa que trouxe o futebol para o Brasil

Hoje foi a estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, mas também seria o aniversário do cara que ficou conhecido como o “pai” do futebol brasileiro. Charles Miller, nasceu em São Paulo, no dia 24 de novembro de 1874, e foi o cara que trouxe o futebol ao Brasil, mas alguns especialistas e historiadores contestam essa versão.

Filho de um pai escocês e uma mãe brasileira de ascendência inglesa, o garoto, ainda muito jovem, foi estudar na Inglaterra, que é onde surgiu o esporte futebol. Por lá, Miller aprendeu diversos esportes novos e entre eles o futebol, mas isso é só o começo de uma grande história. Charles ficou na Europa até seus 19 anos, quando retornou ao Brasil em 18 de fevereiro de 1894.

O jovem retornou para trabalhar no São Paulo Railway, que depois se tornou Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Miller trouxe em sua bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro de regras de futebol, uma bomba de encher bola e uniformes usados.

Não demorou muito tempo para o garoto mostrar esse esporte para outras pessoas e em 1895 teve a primeira partida oficial de futebol no Brasil. O jogo ocorreu entre funcionários da Companhia de Gás de São Paulo e o São Paulo Railway, empresa que veio para trabalhar.

A partida ocorreu no dia 14 de abril e o São Paulo Railway venceu por 4 a 2. Miller foi o cara fundamental na criação do São Paulo Athletic Club (SPAC) e também da Liga Paulista de Futebol. O SPAC venceu a liga nos três primeiros anos, em 1902, 1903 e 1904, com Miller jogando pela equipe. O jogador ficou no clube até 1911, quando se aposentou e se tornou árbitro de futebol.

Mas tudo tem um porém, e foi trazido por alguns historiadores que contentam o pioneirismo de Miller na história do futebol brasileiro. Com documentações e apresentações de alguns fatos, os historiadores trouxeram que o esporte já era praticado desde 1870.

Ainda não era futebol e, sim, uma pelada, porém já era praticado com uma bola e pessoas tentando fazer o gol. A pelada era praticada por marinheiros de navios mercantes ou de guerra, britânicos, franceses e holandeses. Mas nem tudo foi críticas a Miller, pois também tem seu méritos. Para os historiadores, Charles trouxe o futebol de forma organizada e trouxe mais público e jogadores, pois implantou o futebol dentro de alguns clubes e também foi criador de um.


Miller, querendo ou não, teve uma grande participação na criação ou na organização do esporte no Brasil. Mesmo com as críticas, também teve elogios e foi mostrado seu méritos. Mas a pergunta que fica é: quem começou com o futebol no Brasil?
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações