Bobô e sua passagem de altos e baixos pelo São Paulo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Bobô durante sua passagem pelo São Paulo

Raimundo Nonato Tavares da Silva, mais conhecido como Bobô, nasceu em Senhor do Bonfim, na Bahia, no dia 26 de novembro de 1962, e se tornou um grande atacante. O jogador teve passagens por grandes equipes nacionais e conquistou diversos títulos importantes. Em 1989, o ídolo do Bahia chegava no São Paulo com status de grande contratação.

O jogador começou sua carreira em 1981, quando subiu para o profissional do Catuense, uma equipe pequena da Bahia. O atacante mostrou seu grande potencial e marcou muitos gols, o que chamou a atenção de clubes grandes da região nordestina.

Em 1984, Bobô foi contratado pelo Bahia, uma grande equipe na região e também nacionalmente. O atacante teve uma grande passagem pelo Bahia, teve seu auge na equipe e levou seu time a uma grande conquista. Em 1988, o jogador foi fundamental para o Bahia conquistar o Campeonato Brasileiro e depois disso chamou a atenção de grandes times do Sudeste.

O seu passe estava altíssimo depois da grande temporada feita. O São Paulo resolveu comprá-lo por US$ 1 milhão, valor gigantesco para aquela época, o que trazia um peso para Bobô. O atacante chegou para ser um dos principais jogadores da equipe e tinha que resolver no ataque.

Bobô chegou ao clube no meio de 1989 e começou muito bem, não sentiu o peso da camisa tricolor e manteve o alto nível, fazendo seu próprio gol em um clássico contra o Palmeiras. O atacante ajudou o time a conquistar um título improvável, pois ajudou o clube a levantar o título do Campeonato Paulista.

Tudo caminhava muito bem e tinha grandes expectativas da equipe em 1990, mas não foi como o esperado. O Tricolor teve uma péssima campanha e não conseguiu a classificação para as finais nem pela repescagem, fazendo com que o São Paulo jogasse no grupo dos times mais fracos no ano seguinte, quando foi campeão.

Este fato até causa discussões se o time do Morumbi foi rebaixado no Paulistão de 1990, mas o fato é que o Campeonato daquele ano não previa descenso, apenas a divisão de grupos com os melhores e mais fracos no ano seguinte, podendo ambos disputarem o título, como aconteceu com o próprio Tricolor. Mas, verdade seja dita: o Grupo que o São Paulo jogou em 1991, sendo no fim campeão paulista, foi o que originou, em 1994, o Paulistão A2, que é até hoje o segundo escalão do futebol do estado.


Voltando ao jogador, por conta da má fase, o tricolor resolveu emprestar o jogador para o Flamengo, mas não adiantou muito. Bobô continuou em uma fase ruim, mesmo conquistando a Copa do Brasil logo nos primeiros dias de chegada.

Ele tem um rápido retorno ao Tricolor em 1991, mas como o São Viu que não ia conseguir recuperar o dinheiro investido, resolveu negociar o jogador com o Fluminense. O atacante deixou o São Paulo com 68 jogos e 18 gols. Bobô encerraria a carreira onde foi ídolo, no Bahia, em 1996.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações