Andreas Brehme e o gol do título alemão na Copa do Mundo de 1990

Por Lucas Paes
Foto: Aquivo

Brehme fez o gol do título alemão em 1990

A Alemanha é um dos países mais tradicionais do futebol mundial. Os germânicos são donos de quatro taças da Copa do Mundo, revelaram diversos nomes gigantescos do esporte bretão ao longo de toda a história e sempre foram uma das referências da modalidade em todo o planeta, seja no masculino ou no feminino. Completa 62 anos neste dia 9 um dos maiores nomes do futebol alemão na história, Andreas Brehme, dono do gol do título da Copa do Mundo de 1990.

Brehme teve uma trajetória brilhante dentro das quatro linhas. Defensor de grande qualidade, que jogava tanto na zaga quanto na lateral esquerda e que por vezes até emprestava seu talento a volância, ele atuou por diversos clubes, se destacando sua história com Kaiserlaustern, Bayern e Internazionale. Em 1990, foi a Copa do Mundo como jogador justamente da Beneamata, onde era um dos grandes destaques do time.

Naquela Copa do Mundo, Brehme era titular do time e atuou durante toda a campanha, que na época era ainda a Alemanha Ocidental. Peça chave do time, o defensor apareceu no ataque de maneira importante curiosamente justamente na fase eliminatória da competição. Os alemães haviam feito uma grande fase de grupos e então nas oitavas Brehme deu seu ar da graça goleador ao marcar o gol da classificação diante da Holanda. Na semifinal, foi as redes de novo marcando diante da Inglaterra, onde também acertou seu pênalti.

Na decisão, era mais uma vez titular do time tedesco. A Alemanha criou mais durante a maior parte do jogo, parando o bom time argentino através de uma formação que encaixotou Maradona e fez com que o Pibe de Ouro pouco conseguisse criar. A Argentina perdeu Dezetti expulso no mieo do segundo tempo e mesmo assim conseguia segurar, até que com quase 40 minutos os germânicos tiveram pênalti a seu favor. Brehme bateu com extrema categoria, sem chances para o pegador de pênalti Goycochea e fez o gol do título da Alemanha Ocidental.


Com poucos tentos marcados na carreira, o gol de Brehme diante da Argentina é certamente o mais importante da carreira de Brehme no futebol. O pênalti batido com imensa categoria garantiu ao atleta o título mais importante de sua carreira. Ainda esteve presente no time alemão da Eurocopa de 1992, que perdeu a final para a Dinamarca e também na Copa do Mundo de 1994. O jogo das quartas de final foi seu último pela seleção nacional, quando ela perdeu para a Bulgária. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações