Alfio Basile e sua passagem pelo Huracán como jogador

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Alfio Basile em sua fase de jogador no Huracán

Alfio Basile nasceu em Bahía Blanca, na Argentina, no dia 1 de novembro de 1943, e teve uma carreira como jogador, mas ficou conhecido mesmo como técnico, quando teve passagens por diversos clubes grandes e conquistou alguns títulos importantíssimos.

Porém, antes de todo o sucesso como treinador e os títulos, Alfio teve uma carreira como jogador. O argentino não teve o mesmo sucesso e atuou por apenas duas equipes do seu futebol nacional, mas, também, conseguiu ser vitorioso e levantou alguns títulos.

Como zagueiro, o jogador surgiu no Racing, em 1964, uma equipe tradicional do futebol Argentino, mas não é considerado um grande time. Por lá, o atleta ficou seis anos e até mesmo chegou a ser convocado para a Seleção Argentina, mas não teve muito sucesso.

Após muitos anos no Racing e alguns títulos conquistados, o zagueiro acabou se transferindo em 1971 para outra equipe Argentina, o Huracán. É uma equipe menos tradicional e não dificilmente brigaria por grandes títulos nacionais, pois não tinha um grande time.

A equipe brigava para ficar no meio de tabela e o zagueiro chegou para se tornar um líder e capitão da equipe. Com sua chegada, o sistema defensivo melhorou e ele se tornou titular rapidamente, até porque foi contratado para ser o principal jogador defensivo do clube.

Nas primeiras duas temporadas, o Huracán ficou brigando no meio de tabela, mas em 1973 surpreendeu a todos. A equipe conseguiu melhorar seu time e teve uma grande campanha, tendo uma excelente temperando que acabou terminando com o título do Campeonato Argentino (Metropolitano) em 1973.


O jogador ainda tinha 30 anos, mas já não tinha o mesmo desempenho do seu começo de carreira e o zagueiro sofreu com alguns lesões. Alfio ainda permaneceu atuando até 1975, mas não conseguiu levantar mais nenhum título como atleta e aos 32 anos decidiu encerrar sua carreira.

Após 11 anos como jogador profissional, Alfio encerrou sua carreira e se tornou técnico, que foi quando teve mais sucesso e passou por grandes times nacionais e internacionais. Como jogador, pelo Huracán, o zagueiro fez 97 jogos e marcou 4 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações