Foto: Bob Thomas / Getty Images
Neste 30 de novembro de 2022, um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro está completando 57 anos. Aldair, revelado pelo Flamengo, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994 e ídolo na Roma, teve a sua primeira experiência na Europa defendendo o Benfica, de Portugal, na temporada 1989/1990.
Aldair Nascimento dos Santos veio ao mundo em 30 de novembro de 1965, em Ilhéus, na Bahia. Começou jogando em times varzeanos da região onde morava até ser visto por um olheiro em um jogo da Seleção de Uruçuca. No Flamengo, foi ganhando espaço e chegou à Seleção Brasileira. Em 1989, depois da Copa América, foi negociado com o Benfica.
O time português tinha uma dupla de zaga brasileira na época: Mozer e Ricardo Gomes, mas o primeiro deles acabou indo para o Olympique de Marselha. Com isto, os encarnados resolveram ir atrás de outro defensor do outro lado do Atlântico: Aldair.
Logo de cara, Aldair ganhou a titularidade e fez dupla com o compatriota Ricardo Gomes. Apesar das boas atuações, no Campeonato Português, o Benfica viu o FC Porto ser o campeão. Mas os encarnados, naquela temporada, fez boa campanha na Taça dos Campeões da Europa.
O Benfica chegou na final, em Viena, contra o Milan. Aldair foi titular e quase marcou um golaço, depois de roubar a bola de Marco van Basten, deixar Ruud Gullit para trás e com liberdade para finalizar, mas foi neutralizado pela zaga milanista. Mas o título acabou ficando com os italianos.
Depois da final europeia, Aldair foi para a Copa do Mundo de 1990, na Itália. Apesar de pouco utilizado por Sebastião Lazaroni, técnico da Seleção Brasileira, Aldair, depois do Mundial, acabou não voltando para Portugal. Ele foi negociado com a Roma.
No time italiano, ele virou ídolo. Atuou pela Roma por 13 anos (entre 1990 e 2003), sendo campeão nacional na temporada 2000/2001. Depois ainda defendeu o Genoa, Rio Branco do Espírito Santo e o pequeno italiano Murata, onde encerrou a carreira em 2010, com quase 45 anos.
0 comentários:
Postar um comentário