Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Domingos da Guia jogou pelo Boca
Carioca de nascimento, o ex-zagueiro Domingos Antônio da Guia, popularmente conhecido apenas como Domingos da Guia, estaria completando 110 anos de idade neste sábado, dia 19 de novembro. Enquanto jogador, o defensor chegou a ter uma passagem pelo Boca Juniors entre 1935 e 1936, equivalente a uma temporada no calendário argentino.
Revelado pelo Bangu, onde jogou as categorias de base e se profissionalizou, o Divino Mestre passou também por clubes como Vasco, Nacional do Uruguai e chegou ainda a retornar ao Gigante da Colina algum tempo depois. Depois dessa volta ao time de sua terra natal, Domingos foi vendido a equipe Xeneize em 1935.
No time argentino, continuou sendo um excelente jogador, ajudou o escrete azul e amarelo a vencer o Campeonato Argentino, aquele que seria o seu terceiro título em um intervalo de três anos. Fez dupla de zaga com Victor Valussi, e juntos, protegiam muito bem a mete defendida pelo goleiro Yustrich e foram a melhor zaga do certame. Naquela edição da principal competição futebolística do país, o Boca somou 27 vitórias, quatro empates e três derrotas em 34 partidas disputadas. Além disso, a equipe de Buenos Aires marcou 98 gols e sofreu apenas 31 em todo o campeonato nacional.
Entretanto, a sua passagem pelo Boca Juniors se encerrou de maneira precoce: por conta de uma discussão com um árbitro argentino, o defensor brasileiro acabou ficando suspenso por dois meses e não voltou mais a vestir a camisa do time Xeneize. Em 1936, recebeu propostas de times como Bangu, Flamengo, Fluminense e America-RJ. No final, optou por aceitar a oferta do Mengão.
Após defender o clube rubro-negro carioca, teve uma passagem pelo Corinthians de 1944 até 1948 e encerrou a sua carreira jogando pelo Bangu, equipe que o consagrou para o futebol, dois anos depois do seu retorno. Domingos da Guia veio a falecer no dia 18 de maio de 2000. Ele estava internado em hospital na capital carioca após sofrer um derrame.
0 comentários:
Postar um comentário