Foto: Arquivo
Nilson atuando no futebol espanhol
Xará de diversos outros jogadores da mesma posição que ele (e possivelmente o melhor entre esses), o centroavante Nilson Esídio Mora, que completa 57 anos neste dia 19 é mais um dos vários nomes da posição que o Brasil formou durante os anos de 1980 e 1990. Com diversas passagens por times conhecidos do futebol nacional, Nilson também se aventurou pelo futebol estrangeiro, tendo jogado durante algum tempo no futebol espanhol.
A primeira passagem do atacante na terra da Paella foi esquecível. Após viver grande período atuando com a camisa do Internacional, ele foi contratado pelo Celta de Vigo, por onde passou sem muito destaque durante a temporada 1989/1990. Esteve em campo em apenas dez jogos, marcando dois gols, diante de Zaragoza e Valladolid. Curiosamente, acabou negociado com o Grêmio após a saída do Celta.
Retornou ao futebol espanhol na temporada 1993/1994. Naquele momento, acabou negociado com o Albacete, time modesto que em geral ficava no meio de tabela de La Liga, o que não foi diferente naquele ano. Naquela temporada, foi relativamente bem, marcando inclusive um hattrick diante do Real Oviedo. No total, foram 25 jogos e oito gols pelo Albacete.
Acabou não permanecendo no clube e na temporada seguinte acertou com o Valladolid, que havia se salvado do rebaixamento nos playoffs. Naquela temporada, porém, o brasuca pouco pode fazer para evitar o rebaixamento da equipe, que marcou apenas 25 gols ao longo da temporada. No total, Nilson fez sete gols com a camisa do clube que pouco adiantaram para evitar o descenso. Deixou o clube rumo ao Palmeiras depois de 7 gols em 25 jogos. Acabou negociado com o Palmeiras ao fim da temporada.
Nilson esteve em atividade no futebol até 2005, quando se aposentou jogando pelo Nacional da Barra Funda. Durante sua trajetória, chegou inclusive a aturar na seleção brasileira, em quatro partidas com a amarelinha.
0 comentários:
Postar um comentário