A história de Ryan Giggs com a seleção do País de Gales

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Giggs atuando por Gales

Completando 49 anos neste dia 29 de novembro, o ex-meia atacante Ryan Giggs é considerado um dos maiores jogadores que já atuou no futebol inglês. Um dos grandes ícones da história do gigante Manchester United, Giggs tem mais títulos que muitos clubes conquistaram em toda a sua história e construiu uma carreira muito vitoriosa no futebol durante os vários anos em que esteve em atividade. Ele também possuí uma história longa jogando pela seleção do País de Gales.

Giggs disse em entrevistas que jamais sequer cogitou jogar por outra seleção que não fosse a galesa. Durante a juventude, representou a seleção escolar de futebol da Inglaterra, mas os critérios para jogar neste time são diferentes dos critérios para jogar na seleção. Jogou desde os times mais sérios de base na seleção galesa e acabou estreando pela principal no ano de 1991, em um jogo contra a Alemanha pelas eliminatórias da Eurocopa.

O jovem Giggs era talvez o melhor jogador de um time que pouco conseguia fazer dentro de campo e tinha pouquíssimos jogadores de alguma qualidade para buscar classificações para torneios internacionais. O primeiro gol de Giggs pela sua seleção veio em 1993, no dia 31 de março, num jogo onde os galeses venceram por 2 a 0. O gol foi inclusive numa pancada de falta.

Durante seu período na seleção, o País de Gales poucas campanhas interessantes. A primeira foi justamente em 1993, no seu início, quando ele ajudou o time que passou perto da classificação a Copa do Mundo de 1994. Depois, o time galês era insuficiente para conseguir resultados expressivos. Em 2004, a equipe passou muito perto também de ir a Eurocopa, mas fracassou na repescagem diante da Rússia.


Durante o ciclo para a Copa do Mundo de 2006, Giggs fez mais de um gol em um jogo pela seleção pela primeira vez, quando os galeses venceram o Azerbaijão por 2 a 0 nas eliminatórias da Copa do Mundo. Ele seguiu jogando pela sua seleção constantemente até o ano de 2007, quando fez sua última partida em um 0 a 0 com a República Checa, pelas eliminatórias da Eurocopa. 

Encerrou sua passagem de 16 anos pela Seleção Galesa com 64 jogos na bagagem. Curiosamente, Giggs ainda jogaria a Olímpiada de 2012 pela raramente presente Seleção Britânica de Futebol, o que acabou sendo o único torneio grande onde o ex-atleta conseguiu atuar ao longo de sua enorme carreira no futebol. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações