50 anos do histórico 6 a 0 do Botafogo sobre o Flamengo

Com informações do Torcedores.com
Foto: arquivo

Naquele 15 de novembro de 1972, o Botafogo fez 6 a 0 no Flamengo

Maracanã 15/11/1972. O Mario Filho recebeu apenas 46.279 torcedores, pouco em se tratando de Maracanã, clássico regional e anos setenta – quando os públicos foram os maiores da história, o juiz Arnaldo César Coelho não imaginava quantas vezes apontaria para o meio de campo, com um detalhe: apenas para gols de um único time. Naquele dia, que se completa 50 anos, o Botafogo atropelaria o Flamengo por 6 a 0. E era aniversário do Rubro Negro!

Estamos na vigésima rodada, era uma quarta-feira, e o Flamengo estava a dois dias do seu aniversário, mal sabia a torcida o presente que receberia. O time da gávea tinha o técnico Zagallo, o goleiro Renato, e jogadores como Rodrigues Neto, Fio Maravilha, Zanata; o Botafogo era treinado por Sebastião Leônidas, estava com o goleiro Cao, e tinha atletas como Osmar Guarnelli, Marinho Chagas, Nei Conceição.

A partida é iniciada, a zaga do Flamengo resolveu não aparecer, Jairzinho acordou inspirado, porque logo aos quinze minutos, ele entra livre e chuta forte 0 a 1, aos trinta e cinco, o Flamengo ataca, Botafogo desarma, cria contra-ataque, Zequinha cruza, o argentino Fischer emenda de primeira 0 a 2, não demorou muito, aos quarenta e um, Chiquinho falha, Fischer cabeceia e cai. Renato fica parado vendo a bola entrar, inacreditável 0 a 3.

Segundo tempo, todos tinham a dúvida, será que o Flamengo vai reagir? Ou o Botafogo continuará no massacre? A segunda opção é a afirmativa correta, até os vinte e três o Flamengo segurou, quando em um levantamento na área, Fischer faz um corta-luz, Jairzinho mata no peito e chuta rasteiro 4 a 0, Fischer é elogiado sem parar pela imprensa, caminhávamos para o final do jogo, parecia que o placar seria aquele, mas não, o Botafogo queria mais, aos trinta e oito Zequinha faz um passe à meia altura e Jairzinho completa de calcanhar 5 a 0, mas a humilhação seria maior ainda, aos quarenta e três, Renato larga a bola, Ferreti aproveita o vacilo e faz 6 a 0.

O Juiz apita, para alívio dos Flamenguistas. O narrador Doalcey Camargo brincava dizendo que tinha terminado o estoque de piada, segundo os botafoguenses, parece que houve uma conspiração com o Canal 100, o qual possuía as imagens desse jogo, pois, elas nunca mais foram exibidas, ou estão escondidas.


O mais engraçado de toda essa história, é que durante nove anos, a torcida do Botafogo exibia a faixa com o placar toda vez que jogavam Botafogo e Flamengo, Zico dizia que não aguentava mais olhar aqueles dizeres durante os clássicos. No campeonato carioca de 1981, o Flamengo abriu 3×0 no primeiro tempo, Zico conta que chegou ao vestiário e disse: “Hoje é a nossa chance” e o placar acabou 6×0 para o Flamengo, lavando a alma da torcida, e com certeza, os flamenguistas não viriam mais à faixa, o mais interessante é que Jairzinho estava nos dois 6 a 0 (no ano de 1981, ele estava prestes a encerrar a carreira), mas que os flamenguistas tiveram que aguentar nove anos de gozação, isso tiveram. No campeonato brasileiro de 1985, o Flamengo venceu o Botafogo por 6 a 1.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações