Na Grécia, Panathinaikos dá sinal de retorno e começa o campeonato voando

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Panathinaikos

Aitor é o grande destaque do Panatha

Com exceção de dois anos seguidos onde o PAOK e o Aris aprontaram, o Campeonato Grego vinha cada vez mais nos últimos anos se tornando um torneio de um só time. O Olympiakos dominava o cenário do futebol nacional muito devido ao seu principal rival, o Panathinaikos, ter perdido força no esporte bretão após a crise na Grécia. Se segue dominando o país no basquete, o Panatha sofria muito nos últimos anos da Alfa Ethniki e sequer conseguia ser vice-campeão. Pois parece que na temporada 2022/2023 os alviverdes estão afim de voltar ao topo, já que o começo de temporada é animador.

Os sinais já foram mais positivos para os alviverdes no final da temporada 2021/2022. Ainda antes do final do biênio, a diretoria trouxe o sérvio Ivan Jovanovic, que enquanto jogador fez muito sucesso pelo Iraklis, na própria Grécia, para ocupar o cargo de treinador. Ele encerrou a temporada contando com um gol de Aitor para conseguir o título da Copa da Grécia e quebrar uma seca de oito anos do PAO. 

Para a temporada 2022/2023, os Tryfili trouxeram diversos reforços, o mais caro deles sendo o meia Sporar, trazido do Sporting por 3 milhões de Euros. Os outros, incluindo o brasileiro Bernard, que foi o grande destaque da janela do time, vieram ou de graça, como é o caso do ex-Galo, ou por preços baixíssimos. O time, porém, perdeu Alexandropoulos, jovem e ótimo jogador da base que foi vendido ao Sporting. 

O time base, porém, ainda mantém muito da temporada passada. Brignoli, Kotsiras e Juankar seguem formando a defesa, porém, o croata Sarija, que já fazia parte do time no último período parece ser mais constante na titularidade agora. As mudanças principais, porém, parecem vir no meio e ataque, já que o meia Cerin e principalmente o ponta Sporar tem feito um grande começo de temporada. Nenhum deles, porém, chega perto do arrasto causado até o momento por Aitor.

O ponta espanhol formado no Barcelona já tinha feito um bom ano, ficando, porém, atrás de Lopes e Palácios na artilharia da equipe. Neste ano, Aitor não só é artilheiro como é o nome mais infernal do Panatha no início de temporada, sendo quase o homem que carrega o ataque sozinho, já que aparece como principal goleador por um abismo. O resto do time, porém, tem funcionado como uma engrenagem interessante.

Até então, porém, nestes primeiros seis jogos, o Panathinaikos só havia enfrentado na liga, pelo menos, o AEK de adversários mais conhecidos e venceu o rival ateniense por 2 a 1 no Apostolos Nikolaidis, sua acanhada (e infernal) casa. Neste sábado, porém, visitou o PAOK, saiu atrás do placar e mesmo assim buscou os três pontos em uma virada que mais uma vez se concretizou devido a uma atuação espetacular de Aitor, com dois gols.

Nas próximas rodadas o Panatha enfrenta Asteras, em casa, Lamia, fora, Aris, este sim um jogo complicado, em casa e o Volos, uma grata surpresa deste início, em casa, antes do jogo que parará a Grécia se as coisas continuarem como estão diante do vice-líder Olympiakos, um jogo que ocorre na casa alviverde. O Olympiakos não vence um clássico há quatro jogos e inclusive perdeu os dois na última temporada. 


Não é possível prever se o Panathinaikos finalmente quebrará a fila e será campeão grego depois de 12 anos, mas o começo de temporada é positivo. Depois dos 23 jogos dos dois turnos, os alviverdes ainda terão de enfrentar o playoff decisivo entre os seis primeiros colocados ao final da competição, mas se continuar assim e abrir distância, talvez ele seja apenas uma formalidade. Independente disso, o que parece claro é que o Panathinaikos está sim, aos poucos, retornando. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações