Foto: Arquivo
Luisinho no America
Luis Alberto Silva Lemos, mais conhecido como Luisinho Lemos ou Luisinho Tombo, nasceu em Niterói, no dia 3 de outubro de 1952, e se tornou um dos grandes atacantes do século passado. O jogador passou por grandes clubes e sendo artilheiro em todos eles.
Luisinho era irmão de Caio Cambalhota e de César Maluco, outros grandes atacantes que jogaram no futebol brasileiro. O centroavante começou sua carreira no America do Rio, defendendo muito bem sua equipe e mostrando seu grande potencial.
Ele estreou no profissional em 1973 e rapidamente se tornou titular da equipe, começando a marcar muitos gols e chamar a atenção de outros grandes clubes nacionais. O centroavante sabia o caminho das redes, demonstrava toda a sua frieza na frente do gol.
Não demorou muito para o jogador ajudar seu time a conquistar o título, em 1974 o America conseguiu o título da Taça Guanabara, que faz parte do Campeonato Carioca. O centroavante estava se destacando muito pelo clube e começou a ter procuras de grandes clubes.
Luisinho deixa o America para atuar no Flamengo, um dos grandes times do seu estado e do país. O atleta rodou por alguns clubes, fazendo muito sucesso e gols por onde passou. Esteve no Rubro-negro, Internacional, Botafogo, Las Palmas (México), até retornar ao seu primeiro clube.
Em 1982, o centroavante retornou ao clube para continuar construindo uma linda história. Logo em sua volta já ajudou o time a ser campeão novamente, dessa vez foi importante na conquista do Torneio dos Campeões e logo depois ajudou a vender a Taça Rio.
O atacante era de suma importância para a equipe, um goleador nato, não perdoava nenhum adversário. Se a bola chegasse em Luisinho, a torcida já comemorava pois sabia que era gol. O jogador tornou-se o maior artilheiro da história do clube com 311 gols marcados, em apenas quatro temporadas jogadas.
Os números são impressionantes e isso fez com que ele sempre fosse negociado com outros clubes. Em 1984 foi atuar em outra grande equipe, dessa vez em São Paulo, o Palmeiras. Depois o atacante rodou por mais alguns clubes, até encerrar sua carreira em 1994 no Quatar SC.
Ainda em 1994, assumiu o America como treinador, e estava de volta novamente ao seu clube. Como treinador não conseguiu ajudar tanto a equipe e ficou duas temporadas, assim como em suas passagens como jogador. Em 1997, ele retornou ao clube de novo, para mais uma passagem que durou apenas um ano.
Em 2019, Luisinho retornou ao clube e foi no durante uma partida comandando o America que sofreu um infarto agudo do miocárdio e uma semana depois acabou morrendo. O grande centroavante nos deixou no dia 2 de julho de 2019.
0 comentários:
Postar um comentário