Jorge Burruchaga - O heroi do título da Argentina na Copa de 1986

Por Fabio Rocha
Foto: Arquivo

Burruchaga no lance do gol que deu o título à Argentina em 1986

Jorge Luis Burruchaga nasceu em Gualeguay, na Argentina, no dia 9 de outubro de 1962 e se tornou um dos grandes ídolos do futebol argentino, principalmente após marcar o gol que deu o título da Copa do Mundo em 1986. O meio campista deu a felicidade ao povo argentino no grande jogo contra a Alemanha.

O jogador começou a ser convocado muito jovem para a seleção e isso nunca foi um peso para o atleta, que sempre lidou muito bem com a pressão de atuar na argentina. Desde 1983, Burruchaga foi presença frequente nas convocações, principalmente por causa do seu grande futuro no Independiente.

A partida teve momentos diferentes, a Alemanha tentou fazer de tudo para marcar Maradona, pois sabia que não podia deixar o jogador livre. A Argentina se preocupou em tocar a bola e colocar o meia em condições de fazer boas jogadas, para poder desequilibrar.

A Argentina conseguiu envolver o seu adversário na decisão e logo aos 23 minutos, Brown abriu o placar para os sul-americanos. A Alemanha não conseguia ter criatividade e apenas batia muito em campo, foram diversas faltas para tentar parar a grande equipe Argentina.

No segundo tempo, a Argentina ampliou o placar aos 8 minutos com Valdano e tudo parecia estar resolvido. A torcida já estava emocionada e contando os minutos para comemorar seu segundo título da competição. Porém as coisas começaram a mudar.

Aos 29 minutos, em um escanteio, Rummenigge diminuiu para os Europeus e a preocupação chegou. Aos 35 minutos, novamente em outro escanteios, mas dessa vez foi o Völler que conseguiu empurrar a bola para o fundo da rede e empatou a partida.

O jogo que parecia encaminhado para os argentinos mudou muito rapidamente e tudo estava indo por água baixo, mesmo depois de um grande jogo, mas nas bolas paradas acabou perdendo toda sua vantagem.


Mas a equipe ainda tinha Maradona e o meia que já tinha apanhado muito no jogo, apareceu para ajudar o seu time a vencer. No meio de quatro jogadores, ele fez um grande lançamento para Burruchaga, que controlou a bola em alta velocidade e ficou cara a cara com o goleiro, com muita frieza só deu um toquinho para fazer o gol do título da sua equipe.

O gol aconteceu aos 38 minutos do segundo tempo e deu o bicampeonato para a Seleção Argentina. A grande campanha foi coroada com o troféu e graças ao grande lançamento do gênio Maradona e da frieza do heroi Burruchaga.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações