João Leite e sua grande história no Atlético Mineiro

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

João Leite marcou época na meta do Galo

João Leite da Silva Neto nasceu em Belo Horizonte, no dia 13 de outubro de 1955, e se tornou um dos maiores ídolos da história do Atlético Mineiro. O goleiro assumiu a titularidade muito cedo e não largou mais, conquistando muitos títulos e fazer história com a camisa do Galo.

Ele chegou no Galo na categoria de base, após passar pelo América Mineiro, mas subiu para o profissional muito rápido e fez sua estreia aos 21 anos. A sua primeira partida ocorreu em 1976 e depois disso assumiu a titularidade e foi o dono da camisa um.

Tudo ocorreu por causa que o goleiro titular Miguel Ángel Ortiz acabou se lesionando e deu oportunidade ao João. O goleiro por sua vez abraçou a chance e nunca mais saiu da equipe, mostrou todo seu potencial embaixo das traves com grandes defesas.

O goleiro teve uma excelente temporada, junto com sua equipe, que ganhou de forma invicta o Campeonato Mineiro e passou pretíssimo de vender o Brasileirão também invicto, porém na decisão acabou perdendo nos pênaltis para o São Paulo, mas na decisão João defendeu duas cobranças, porém não foram o suficiente para dar o título a equipe.

João permaneceu no gol por um grande período, não se lesionava e passava uma segurança a sua equipe, o que é fundamental para um goleiro. Ele já se transformava com uma das peças principais da equipe, fazia grandes defesas, que acaba segurando a vitória ao Galo.

O Atlético vivia uma grande fase no seu estado, ganhou muitos campeonatos estaduais seguidos e o goleiro teve uma grande parcela de ajuda em todas as conquistas. Com os títulos e os ótimos jogos, João começou a ser convocado para a Seleção Brasileira.

Pela seleção ele foi titular, mas por um período curto, não durou muito com a camisa amarelinha. O goleiro permaneceu no Galo até 1988, quando deixou o clube para atuar fora do país, ele foi para o Vitória de Guimarães, em Portugal. O atleta rodou alguns clubes como Guarani e América Mineiro, até voltar em 1991 para o clube em qual era ídolo.


Em seu retorno e já em momento final de carreira, ele assumiu a titularidade novamente e ajudou o Galo a conquistar mais títulos, dessa vez ganhou um torneio internacional. Em 1992, o Atlético foi campeão da Copa Conmebol e foi seu último título como profissional.

Naquele mesmo ano ele encerraria sua carreira, deixando um legado gigantesco no Atlético Mineiro. Pelo Galo foram 25 troféus levantados, alguns tem tanta importância, mas outros com extrema relevância. Depois do seu aposentamento, João se tornou político e em 2016 chegou a disputar a eleição para prefeito de Belo Horizonte, mas acabou sendo derrotado para Kalil, outro atleticano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações