Há 20 anos, Alberto fazia gol de bicicleta e Santos batia o Corinthians no Pacaembu

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Alberto comemora gol diante do Corinthians

O ano de 2002 acabou terminando como um dos mais especiais da história do Santos. O Alvinegro Praiano terminou aquele ano com um título brasileiro ganho por uma geração promissora que botou o clube de volta no topo do futebol brasileiro. Aquele time quase termina sem a classificação para o mata-mata, mas teve ao longo do torneio alguns resultados expressivos que mostravam que o time tinha qualidade e poderia fazer mais. Um deles ocorreu em 3 de outubro de 2002, numa vitória por 4 a 2 sobre o Corinthians no Pacaembu com direito a gol de bicicleta de Alberto.

O Santos chegava para aquela partida com uma sequência de três empates seguidos nos últimos jogos da competição, sendo o último diante do Palmeiras, na Vila Belmiro, enquanto o Corinthians até vinha de empate, num jogaço diante do São Paulo que terminou 2 a 2, mas havia conseguido algumas vitórias nos jogos anteriores e disputava a parte de cima do campeonato. 

Diante de um Pacaembu completamente tomado por uma maioria corintiana, os Meninos da Vila não se intimidaram e partiram para cima do Corinthians. O gol histórico de Alberto sairia ainda muito cedo no jogo. Aos 18 minutos, Diego aprontou um caos no lado esquerdo do ataque santista, cruzou e depois de um bate e rebate a bola subiu e Alberto improvisou uma bicicleta para marcar um golaço e abrir o placar. Sem parar de pressionar, o Peixe não deixou o Timão respirar e seguiu em busca do segundo, que veio aos 31', numa falta cobrada por Diego, que passou por um passe de Maurinho e terminou no segundo de Alberto. Ainda no primeiro tempo, Renatinho perdeu ótima chance de ampliar na pequena área. 


Na etapa final, o Santos precisou de três minutos para fazer o placar virar naquele momento uma goleada. Aos 3', Elano aproveitou rebote de Doni e fez 3 a 0. Pouco depois, o meia santista tentou cruzar, contou com desvio do jogador corintiano e marcou o quarto. Três minutos depois, porem, Fabinho tentou cruzar, Alex desviou e marcou contra o primeiro do Corinthians no jogo. O Santos, porém, seguiu em cima e quase marcou com Robinho pouco depois. Diego também só não marcou outro pois Doni defendeu a cobrança de falta. O Corinthians até assustou com Vampeta acertando um torpedo no travessão e até diminuiu com Leandro aos 35', mas na verdade sequer passou perto de conseguir mudar o resultado, que foi uma vitória justa do Santos.

A sequência da competição serviria para recolocar o Peixe nos trilhos e o Corinthians se recuperou aos poucos. No fim das contas, ambos acabaram decidindo aquele campeonato, mas essa história você lerá aqui em outro dia. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações