Por Fabio Rocha
Foto: divulgação
Fumagalli fez mais de 300 jogos pelo Guarani
José Fernando Fumagalli nasceu em Monte Alto, São Paulo, no dia 5 de outubro de 1977, e foi um meia atacante. O jogador teve passagem por grandes times do futebol brasileiro, se destacando em alguns, mas o principal foi o Guarani, onde se tornou ídolo do clube e fez história na equipe.
O meia foi revelado no futebol paulista, passando pela Ferroviária e logo na sequência foi para o Santos. Depois da equipe praiana, o jogador foi atuar no Japão, mas ficou por lá pouco tempo e logo retornou ao Brasil. O seu retorno foi para o América de São José do Rio Preto e no mesmo ano voltou ao Santos.
Depois do Peixe, em 2000, o jogador foi contratado pelo Guarani, essa seria sua primeira passagem pelo clube. Fumagalli já tinha uma boa experiência e com passagens por grandes equipes, isso já dava uma moral para o jogador, que chegou para ser titular.
O meia tomou conta do meio campo e foi mostrando a cada jogo seu potencial. Obviamente que o Guarani não brigava pelos maiores títulos, mas ainda tentava pelo menos ganhar o Paulista e conseguia às vezes incomodar os times grandes de São Paulo.
Fumagalli fez grandes jogos pela equipe e logo foi chamando a atenção de outros grandes clubes. O meia ficou duas temporadas no clube (2000-01), mas não tinha como Guarani segurar o meia por mais tempo, ele já tinha ajudado muito clube, decidindo várias partidas e estava recebendo boas ofertas.
Em 2002, ele foi atuar no Corinthians e rodou por alguns clubes do futebol brasileiro, até mesmo foi atuar no Qatar. No final da temporada de 2011, após sua passagem pelo Vasco da Gama, o jogador acertou seu retorno ao Guarani.
O meia voltou a ser titular da equipe e em alto nível, sendo um dos destaques do Campeonato Paulista, junto com o Neymar pelo Santos. Fumagalli mostrou um grande futebol e fazendo alguns gols importantes para a equipe, levando seu time a final da competição.
O Guarani enfrentou o Santos na final, as duas melhores equipes da competição, porém não deu para o Bugre. O Santos tinha um grande time e contou com Neymar e Ganso para se tornar o campeão Paulista. Fumagalli ficou de fora das decisões pois se machucou na semifinal contra a Ponte Preta.
Em agosto de 2012, Fumagalli renovou seu contrato com o Guarani e acabou saindo do clube para o Santa Cruz de Cuiabana, ficou apenas por três meses emprestado e depois retornou para o Bugre. Em 2013 ele já estava de volta e permaneceu na equipe até 2018.
O jogador continuou ajudando sua equipe e participando de quase todas as partidas, sendo decisivo em várias delas. Fumagalli entrou para a história do Campeonato Brasileiro, sendo o jogador mais velho a marcar um Hat-trick (três gols em uma mesma partida), com 39 anos.
A partida foi contra o ABC, quando o Bugre goleou a equipe por 6 a 0 e Fumagalli marcou a metade dos gols. Já estava em fase final de carreira, tanto que não demorou muito para encerrá-la. Em 2018, se preparava para a sua última temporada, depois de 20 anos de carreira. No jogo contra o XV de Piracicaba, no dia 14 de fevereiro de 2018, meia entrou aos 31 minutos do segundo tempo e completou 300 jogos pelo Guarani.
No dia 24 de março de 2018, em uma partida contra o Votuporanguense, o Guarani venceu por 2 a 1, e o Fumagalli marcou um gol que foi seu 90° pelo Bugre. No final daquele Campeonato Paulista Série A2, o jogador encerrou sua carreira, que foi no dia 7 de abril de 2018.
0 comentários:
Postar um comentário