Em meio a caminhão de tristezas do Santos, volta das bandeiras foi marco positivo do jogo diante do Atlético Mineiro

Por Lucas Paes
Foto: Lucas Paes

As bandeiras voltaram a dar o ar da graça na Vila

Se dentro de campo o Santos não dá ao torcedor nenhum motivo para felicidade em 2022, deixando mais uma vez seu povo sem perspectiva, ao menos na arquibancada o torcedor teve um motivo diferente para acompanhar o jogo diante do Atlético Mineiro, nesta quarta. Após finalmente acontecer o acordo entre Polícia Militar e torcidas organizadas, as bandeiras de mastro voltaram a ser tremuladas em estádios paulistas depois de 26 anos. O jogo desta quarta marcou a reestreia delas na Vila Belmiro. 

Ainda existem limitações, já que cada organizada pode levar até cinco destes artefatos, mas as quatro principais organizadas santistas fizeram de tudo para que o máximo possível estivesse na arquibancada nesta quarta. A Torcida Jovem, maior torcida alvinegra, levou as cinco, assim como a Sangue Jovem e também Força Jovem e Camisa 10 santista, que se juntaram para poder levar cinco. No total, 15 delas estavam atrás do gol da Vila, mas no geral, durante o jogo, 13 tremularam constantemente. 

As bandeiras foram, de fato, a melhor coisa envolvendo o Santos durante o jogo. Dentro de campo, o Alvinegro Praiano esbarrou em uma atuação terrível de Marcos Leonardo, que se somou a um azar inacreditável de João Paulo que gerou uma derrota para o Atlético Mineiro que voltou a acender o alerta amarelo em Santos, já que o Peixe está cada vez mais assustadoramente próximo do Z4 e deve agradecer a falta de capacidade de pontuar do Cuiabá, que está sete pontos distante graças a uma derrota para o Red Bull Bragantino.

A festa da torcida volta a ter um elemento essencial que não tinha razão para ser proibido nem quando de fato foi, já que os mastros pagaram de bode expiatório para uma situação onde o que foi usado na briga foram materiais de construção da reforma do Tobogã do Pacaembu naquela trágica tarde de 1995. Não houve diminuição da violência, não houve melhora do ambiente dos estádios, nada. Apenas se puniu a festa que voltou a ter um elemento bonito na noite desta quarta-feira na Vila Belmiro, já no final de semana em um jogo do Corinthians e em outras partidas da Copa Paulista.


É uma pena, falando novamente do Santos, que o time não pode corresponder a bonita festa do seu torcedor na arquibancada. É uma pena também que, diferente dos jogos da Copa Paulista. não pudemos ver as bandeiras serem tremuladas na arquibancada visitante do estádio (apesar que, para ser justo isso pode ser uma negligência organizacional por parte da torcida visitante). Mas, cada passo tem que ser dado aos poucos e o passo do time do Peixe jogar bem parece um distante salto neste momento.
  
Este que vos escreve ficou bastante feliz e emocionado de ver a festa com as bandeiras ser feita depois de tanto tempo em jogos do profissional do estado de São Paulo. Esperamos agora que o estado volte a dar passos rumo a um caminho digno de quem se diz um país europeu dentro do Brasil, como por exemplo abolir a bizarrice da torcida única nos clássicos, para quem sabe ao pouco o estado mais desenvolvido do país deixar de ser o cemitério do futebol paulista. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações