Por Felipe Roque
Foto: divulgação Conmebol
Neste sábado, dia 1º, no Estádio Mario Kempes, em Córdoba, foi decidida a final da Copa Sul-Americana de 2022, entre Independiente Del Valle e São Paulo, com o time equatoriano sagrando-se campeão do torneio continental pela segunda vez. O resultado de 2 a 0, com gols de Lautaro Díaz e Faravelli, frustrou os são-paulinos que foram até a Argentina ver o time do coração.
Para chegar até a grande final, o time equatoriano bateu o Melgar por um placar agregado de 6 a 0, enquanto o São Paulo passou nos pênaltis pelo também brasileiro Atlético Goianiense, em um jogo emocionante no Morumbi. Em seu último jogo antes da decisão, o time campeão venceu o Macará por 1 a 0, pelo campeonato nacional. Já o tricolor goleou o Avaí por 4 a 0, pelo campeonato brasileiro.
A final começou tensa, mas, aos 12 minutos, após falha da defesa são-paulina, Lautaro Díaz recebeu de Faravelli e bateu cruzado, forte, para abrir o placar. Cinco minutos depois, aos 17, Sornoza recebeu sozinho e chutou forte. Felipe Alves fez grande defesa e evitou o golaço, que seria o segundo do time equatoriano. O jogo seguiu pegado, mas com o time equatoriano sendo superior ao tricolor, ganhando, inclusive, em finalizações e posse de bola.
Após o intervalo, o São Paulo voltou melhor do que na primeira etapa, mas pouco conseguiu fazer de diferente. Calleri, aos 2 minutos, cabeceou bem, mas a bola passou ao lado da trave, levantando a torcida tricolor no estádio. Mesmo com a melhora evidente comparada ao primeiro tempo, notou-se um nervosismo no time do São Paulo, que dificultou as jogadas do time treinado pelo Rogério Ceni.
Aos 21 minutos, o balde de água fria para o torcedor tricolor. Sornoza foi lançado nas costas de Diego Costa, Lautaro Díaz recebeu na área e deu o toque para Faravelli que, cara a cara com Felipe Alves, deu um leve toque e ampliou a vantagem em Córdoba.
Com o jogo resolvido e com o time equatoriano dominando, os jogadores do São Paulo começaram a perder a cabeça. Aos 47 minutos, Calleri, que já tinha cartão amarelo, disputou pelo alto de forma violenta e tomou o segundo cartão, sendo expulso da grande final. Aos 50 minutos, Diego Costa agrediu Ayoví e foi expulso de maneira direta.
Após o apito final, a comemoração foi do time equatoriano, que conquistou, pela segunda vez em sua história, o troféu da Copa Sul-Americana. Cena esta que foi contraste da torcida do São Paulo que, em maioria em Córdoba, lamentou a perda do segundo título no ano.
O Independiente Del Valle enfrenta agora o Club Técnico Universitário, para se manter na briga pelo título nacional também. Já o São Paulo enfrenta o América Mineiro, fora de casa, pelo Brasileirão. O time tricolor não almeja mais nada na temporada após a final do torneio continental.
0 comentários:
Postar um comentário