Como estava o Liverpool há 7 anos, quando Klopp assumiu o comando

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Klopp em sua apresentação no Liverpool

Ainda não se sabia na época, mas o dia 8 de outubro de 2015 entraria para a história como um dos mais importantes da história do Liverpool. Naquele dia, após o fim da passagem de Brendan Rodgers pelo clube, os Reds anunciaram a chegada do alemão Jurgen Klopp, que sete anos depois é considerado um dos maiores nomes da história do clube e responsável direto pela reconstrução da grandeza do maior clube da Inglaterra. Muitos, porém, não lembram como estava o Liverpool naquele momento e como era o momento do clube.

O começo da década de 2010 foi um verdadeiro pesadelo para o Liverpool. A equipe havia passado por uma situação de quase falência na mão da dupla america Hicks & Gillet e uma batalha judicial envolvendo os americanos que queriam ficar com o clube apesar da hipótese da equipe entrar em concordata e literalmente fechar as portas. Na época, sob o comando de Roy Rodgson, os Reds flertavam inclusive com o rebaixamento. A equipe foi comprada em 15 de outubro de 2010 pelo grupo New England Sports Ventures, de John Henry.

Antes de sequer pensar em contratações, em mudanças, a NESV, que hoje é a FSG (Feenway Sports Group) precisou arrumar a casa, pagar dívidas multimilionárias do clube e restaurar uma saúde financeira. Apesar disso, apenas dois anos depois de comprar a instituição a FSG conseguiu seu primeiro sucesso, com o título da Copa da Liga. Uma conquista que, porém, se mostraria apenas uma ilha de felicidade num mar de angústia para o torcedor.

A exceção da temporada 2013/2014, quando perdeu um título inglês praticamente ganho, o Liverpool em que Klopp chegava era um time desacreditado. No dia 4 daquele mês de outubro de 2015, Brendan Rodgers havia sido demitido após um empate contra o Everton que deixava os Reds na décima posição. Klopp chegava a um time que sonhava com dias melhores e que via no alemão a esperança de transformar os dias em Melwood. Como declarou na entrevista de apresentação, o "Normal One" gostaria que os torcedores fossem de "doubters to believers", ou seja, que passassem a acreditar no clube.


A estreia de Klopp ocorreu diante do Tottenham, em White Hart Lane, com um empate sem gols. Naquele dia, os Reds entraram em campo com Mingnolet; Clyne, Skrtel, Sakho, Moreno; Lucas, Can, Milner, Coutinho, Lallana e Origi. O primeiro gol da era Klopp foi de Benteke, no jogo seguinte, um empate em casa contra o Southampton e a primeira vitória veio diante do Chelsea, em Stamford Bridge, por 3 a 1, com dois de Coutinho e um de Benteke. 

Klopp terminaria sua primeira temporada derrotado pelo City na final da Copa da Liga e pelo Sevilla na final da Europa League, numa sofrida perda por virada. Aos poucos, o alemão foi montando um time interessante e as coisas mudaram de vez a partir da temporada 2017/2018, quando o time deu show na Liga dos Campeões, mas perdeu a final para o Real Madrid. Na temporada seguinte, o título da Liga dos Campeões abriu a porteira e o resto é história, que segue sendo construída. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações