Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Sir jogou no Preston North End entre 1973/74
Ex-meia atacante campeão mundial pela Seleção da Inglaterra em 66, Sir Robert Charlton, popularmente conhecido como Bobby Charlton, está completando 84 anos de idade nesta terça-feira, 11. Apesar de ser muito lembrado por ter atuado pelo Manchester United por grande parte da sua carreira, ele teve uma passagem pelo Preston North End na temporada 1973/74.
Natural de Ashrington, cidade localizada na Inglaterra, Bobby começou a sua trajetória jogando pelo Manchester United, clube no qual permaneceu por 19 anos e se consagrou como um dos grandes jogadores da história dos Diabos Vermelhos. Apesar dos títulos que conquistou durante todo este período, esteve envolvido no acidente aéreo ocorrido em Munique, no mês de fevereiro de 1958. Na ocasião, o meia viu oito companheiros de equipe, dentre outras pessoas que estava no voo morrerem e chegou até a se ferir gravemente, mas conseguiu sobreviver.
Foi depois de participar da grande reconstrução do Manchester United pós-tragédia e conquistar títulos importantes no time Red Devil, que o Sir se transferiu para o Preston North End e reencontrou Nobby Stiles, um ex-companheiro de MUFC e que também foi campeão da Copa de 1966, sediada na Inglaterra, com o English Team. Nos Lilywhites, time que disputava a segunda divisão inglesa, Charlton fez papel de jogador e treinador ao mesmo tempo.
Entretanto, não conseguiu fazer sucesso. Isso porque, na temporada 1973/74, viu o seu time terminar na penúltima colocação e sofrer o descenso para a terceira. Além disso, viu o United cair para a segundona. Mesmo não conseguindo ir bem como se esperava, Bobby ganhou o apelido de Sir, dado pela Rainha Elizabeth II.
Segundo o site ogol.com, o meia inglês disputou um total de 45 partidas com a camisa do PNE e balançou as redes adversárias em 10 oportunidades ao longo desta única temporada em que defendeu o clube do Norte da Inglaterra. Bobby Charlton pendurou as chuteiras em 1975, logo depois de atuar no pequeno Waterford United.
0 comentários:
Postar um comentário