Foto: Arquivo
Salenko atuando no Valencia
A antiga União Soviética, hoje representada pela Rússia e por diversos outros países criados na separação do país comunista, foi durante sua existência um polo interessante de formação de atletas em todos os esportes e o futebol não ficou atrás. Completando 53 anos neste dia 25 de outubro, o ex-atacante Oleg Salenko foi um dos bons nomes formados no futebol soviético. Autor de cinco gols na goleada russa diante do Camarões na Copa do Mundo de 1994, ele teve uma fraca passagem pelo Valencia.
Ele chegou ao tradicional time espanhol após duas boas temporadas atuando pelo modesto Logroñes. Ele fez uma temporada bem impressionante antes da Copa do Mundo de 1994, marcando 16 gols na La Liga da temporada 1993/1994, números altos para um jogador que atuava num dos times mais fracos da competição. Seu bom desempenho nos EUA o levou aos Morcegos.
Seu começo na equipe foi até empolgante. Na época, o Valencia era treinado por Carlos Alberto Parreira, que havia comandado o Brasil no título da Copa do Mundo e Salenko estreou marcando diante do Atlético de Madrid e ainda fez outros dois gols nos quatro primeiros jogos pelo clube. Seu desempenho, porém, foi caindo aos poucos e a partir do oitavo jogo passou a ser reserva da equipe, entrando mais esporadicamente.
Sem conseguir um grande desempenho, só foi voltar a marcar já em dezembro, indo duas vezes as redes em uma partida diante do Albacete que terminou empatada em 3 a 3. Depois, outros três meses de jejum e mais jogos no banco antes de voltar a marcar, garantindo uma classificação diante do Real Madrid na Copa do Rei. Nos três jogos seguintes, marcou de novo duas vezes, fazendo seu último gol diante do Tenerife.
Jogou mais algumas partidas até o fim da temporada, mas esteve longe de convencer. Deixou o clube ao fim da temporada, indo atuar pelo Rangers, da Escócia. No total, em 28 jogos, marcou nove gols com a camisa do Valencia, o que nem é tão ruim, mas era muito abaixo da expectativa. Salenko esteve em atividade até 2001, quando encerrou a carreira jogando no futebol polonês.
0 comentários:
Postar um comentário