45 anos do recorde de público do Morumbi

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

A torcida corintiana invadiu o Morumbi no dia 9 de outubro de 77

Neste domingo, dia 9 de outubro de 2022, se completam 45 anos do jogo de volta da decisão do Campeonato Paulista de 1977, disputado entre Corinthians e Ponte Preta. Este duelo ficou marcado por vários fatores, sendo que um deles, foi o total de 146.082 torcedores que compareceram as arquibancadas do Morumbi e registraram o maior público da história da praça esportiva.

Na ocasião, a torcida alvinegra apareceu em massa ao estádio porque o Timão já havia triunfado na primeira partida pelo placar magro de 1 a 0 e havia muita expectativa para conquistar a competição estadual. Isso porque, o clube do Parque São Jorge vivia um jejum de 23 anos sem vencer um título importante.

Para este embate, a equipe comandada pelo treinador Oswaldo Brandão foi a campo com Jairo; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço, Basílio, Luciano e Palinha; Geraldão e Romeu. Jogadores como Adãozinho e Vaguinho foram introduzidos ao longo da partida.

Do outro lado, a Macaca, que era treinada por Zé Duarte, entrou ao relvado com Carlos (que posteriormente passou pelo próprio Coringão); Jair Picerni (que viria a treinar o Timão), Oscar, Polozzi, Odirlei, Vanderlei, Marco Aurélio, Lúcio, Dicá, Rui Rei (outro atleta que se tornou atleta do time Alvinegro) e Tuta.  Aqui, Helinho e Parraga entraram no decorrer do jogo.

Este confronto terminou com vitória pontepretana pelo placar de 2 a 1. Naquela oportunidade, Vaguinho fez o gol do Corinthians, enquanto Dicá e Rui Rei anotaram os tentos da Ponte Preta. Tal resultado obrigou um terceiro embate entre estas duas equipes, que foi realizado quatro dias após o segundo duelo.


Desta vez, com um público menor (cerca de 86.677 pagantes), paulistanos e campineiros ficaram frente a frente novamente. O duelo terminou com triunfo corintiano por 1 a 0, graças ao gol marcado por Basílio. Há boatos que dizem que muitos torcedores do Timão deixaram de ir ao que acabou sendo último jogo do campeonato, por medo de uma nova derrota e a consequente perda do título, que valia muito para a equipe naquele momento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações